Prefeitura de Macapá promove 1° Paradão da Inclusão

Evento promove o bem-estar e entretenimento para as pessoas com deficiência, contando com atividades de esporte, arte e lazer

Por Maiely Cardoso* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

As atividades ofertadas foram vôlei, judô, basquete, atividade lúdica e recreativa, banho livre de piscina, apresentação de dança, entre outros | Jesiel Braga/PMM

Nesta quinta-feira (21), aconteceu o 1° Paradão da Inclusão, realizado pela Prefeitura de Macapá no Complexo Esportivo Glicério de Souza Marques. Evento promoveu o bem-estar e entretenimento para as pessoas com deficiência, contando com atividades de esporte, arte e lazer.

“Convidamos associações, a Federação de Paradesporto, e os alunos da nossa rede pública municipal, que possuem alguma deficiência física para participar das nossas atividades esportivas e recreativas, trabalhando a inclusão desses alunos através do esporte. Esse dia ficará marcado na memoria dessas pessoas”, declara o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Igreja.

As atividades ofertadas foram vôlei, judô, basquete, atividade lúdica e recreativa, banho livre de piscina, apresentação de dança, apresentação de música, contação de história, exposição de artesanato e embelezamento. Contando também com a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina.

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), teve a iniciativa de promover este evento. “Aqui a pessoa pode vivenciar os esportes, acreditar em si e socializar”, declarou Luís Antônio Silva, Coordenador de Esportes Paralímpicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Além de proporcionar diversão e lazer para as pessoas com deficiência, busca sensibilizar a população sobre a importância da acessibilidade e do respeito para estas pessoas. Atividade contou com a presença de 12 alunos com deficiência do AEE da Escola Municipal Vera Lúcia Pinon Very, além dos pais, crianças e adolescentes que haviam se inscrito via formulário.

Entre os pais que estavam aproveitando o momento com seus filhos, a Lene Ferreira, mãe de Letícia, de 17 anos, que é portadora de deficiência intelectual disse que, “esse é o momento que ela interage, é o momento que ela fica muito feliz, esse evento é muito importante para nós. Ela adora o esporte, esporte é algo que ela ama”.

Maiely Cardoso – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fotos: Jesiel Braga/PMM