Prefeitura de Macapá participa do lançamento da Liga Amapaense de Ciclismo

Evento aconteceu no monumento Marco Zero do Equador e contou com aproximadamente 300 inscritos, além de parceiros para a realização.

Por Bruno Monteiro - Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer

Evento aconteceu neste domingo (24) | Foto: Germano Tiago

Depois de muitos dias chuvosos, o clima ensolarado colaborou para a realização do lançamento oficial da Liga Amapaense de Ciclismo (LAC), que aconteceu na manhã desse domingo (24), no monumento Marco Zero do Equador. Com investimento da Prefeitura de Macapá, atletas de diferentes idades e grupos se reuniram para um momento de descontração, com os propósitos de fomentar e incentivar a prática do esporte no estado e atrair esportistas para ingressarem na Liga.

Atletas deram a largada no momento do Marco Zero do Equador | Foto: Germano Tiago

O evento contou com o apoio da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTmac), Polícia Militar e União Motoclube.

“O lançamento da Liga é um marco, pois vai voltar a mobilizar os ciclistas a praticarem o esporte, alguns ficaram muito tempo afastados por causa da pandemia do coronavírus. Isso é muito importante tanto para a Prefeitura de Macapá, que investe e apoia o ciclismo, quanto para eles, que poderão treinar novamente com expectativa de participarem de competições”, declarou Ivan Santos, diretor de Esporte e Lazer da Comel.

Antes de iniciar cada corrida, os participantes das categorias Speed, Mountain Bike (MTB) e Amador receberam instruções do presidente da Liga Amapaense de Ciclismo, Luiz Tobias.

Luiz Tobias, presidente da Liga Amapaense de Ciclismo | Foto: Bruno Monteiro/PMM

“A Liga Amapaense de Ciclismo veio para somar com a Federação Amapaense. O evento de hoje é um amistoso de lançamento da liga para que a população possa nos conhecer. Hoje, temos em torno de 300 ciclistas e desses, 50 são da modalidade Speed. Esperamos ganhar a simpatia de mais atletas para se filiarem à LAC”, disse o presidente.

O grupo Speed foi o primeiro a largar, o MTB o segundo e, em último, a categoria Amador. O percurso era o mesmo para todos: saía do monumento e prosseguia pela Rodovia Josmar Chaves Pinto (JK). Era possível notar a diferença de velocidade entre os ciclistas: enquanto alguns poucos ficavam muito à frente, outro grupo maior ficava no meio e outros muito atrás.

“Comecei a praticar ciclismo há pouco mais que um ano por causa do meu pai. Ele comprou uma bicicleta para se exercitar e o acompanhava nas pedaladas. A vitória de hoje é resultado de muito esforço. Estudo e trabalho, mas sempre acho um tempinho para correr”, declarou o atleta Luiz Henrique, 19 anos, campeão da modalidade Speed Elite.

Leneide Batista, de 42 anos, ciclista e campeã da categoria MTB, contou que se sentia maravilhada pela vitória, pois treinava sem nenhuma expectativa de competição. “Gostei muito do amistoso porque colocamos em prática o que vínhamos treinando nos últimos tempos. Comecei a praticar ciclismo graças ao meu marido, o Wagner Freitas, que era namorado na época, eu tinha 20 anos”, finalizou.

Para finalizar o lançamento, houve a premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocados de cada modalidade e distribuição de lanches e brindes.

Leneide Batista, campeã da categoria MTB | Foto: Bruno Monteiro/PMM
Luiz Henrique, vencedor da modalidade Speed Elite | Foto: Bruno Monteiro/PMM