A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano (Semam) voltou a identificar furtos nos espaços onde foram implantados projetos de paisagismo na capital. Por isso, além dos cuidados de manutenção diários nesses locais, o Município pede o apoio da população para combater a prática.
“Infelizmente é comum nos depararmos com esses furtos nos locais em que fazemos os jardins. Isso acaba que desperdiça recurso público e tempo da equipe porque temos que repor os materiais e refazer o serviço. Pedimos que todos nos ajudem a manter esse trabalho, que já transformou mais de 40 pontos em Macapá”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.
Segundo a chefe de paisagismo da Semam, Odicleia Silva, dos 22 vasos colocados na praça Barão do Rio Branco, no centro da capital, três sofreram depredação e furto de espécies. Mudas de plantas que estavam em uma das rotatórias da Rodovia Josmar Chaves Pinto também foram furtadas.
“É importante que a população valorize esse trabalho de paisagismo, que deixa a cidade mais bonita, mais arborizada e agradável. A responsabilidade de cuidar da cidade é de todo mundo. Então, é preciso denunciar para combater esses furtos”, diz.
Qualquer pessoa que identificar a retirada de plantas e objetos ou o descarte irregular de lixo nos espaços, pode denunciar a prática por meio do número (96) 98802-8647, que funciona 24h.