Prefeitura de Macapá orienta contratantes e prestadores de serviço sobre cadastro tributário durante as eleições

Procedimento é necessário para emissão de notas fiscais avulsas e, também, prestação de contas no fim do pleito.

Por Ewerton França - Secretaria Municpal de Comunicação Social

Para fazer o procedimento é necessário um cadastro prévio | Foto: Arquivo/PMM

Independente do período, todos os prestadores de serviços devem estar em dia com o cadastro tributário em Macapá. Os prestadores das modalidades Pessoa Física (PF), que emitem nota fiscal avulsa e Pessoa Jurídica (PJ), responsáveis pela emissão de nota fiscal com movimento econômico, devem manter a atualização dos dados.

Durante o período eleitoral, o tomador do serviço (quem contrata) também precisa ter o cadastro em dia no sistema tributário da capital. Basta solicitar acesso no site da Prefeitura de Macapá, disponível em macapa.ap.gov.br.

Cadastro é feito no site da Prefeitura de Macapá | Imagem: Reprodução

O usuário deve clicar no botão Todos os Serviços. Com isso, será direcionado para uma nova página e nesse espaço, o cidadão deve procurar o botão Central de Atendimento, quando ele será encaminhado para a plataforma 1Doc.

Nessa página ele deve clicar na primeira opção, que é o Protocolo, a qual o usuário deve colocar como assunto “Cadastro Candidatos – Eleições 2022”. Junto disso ele deve anexar o cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e indicar o telefone para contato.

No menu localizado a direta o usuário pode consultar um tópico específico que explica como fazer o procedimento. Para isso ele deve clicar em “Cidadão: como fazer um protocolo on-line”.

Finalizado o cadastro tributário, o prestador ou tomador de serviço deve fazer a solicitação do acesso de login, que também é feito no site da Prefeitura de Macapá. Para isso, ele clicar no botãoNota Fiscal Macapá, disponível na home do site. Ao fazer isso ele será direcionado para uma nova página e lá ele deve acessar a opção “Solicitar acesso ao sistema”, que está localizada na área central, na parte inferior.

Para nota fiscal avulsa o usuário deve selecionar a opção “Prestador eventual” e para prestador normal, ele deve escolher a opção “Prestador” e, em seguida, inserir o número do CPF ou CNPJ.

Autorizado o acesso, o usuário pode fazer a emissão de notas fiscais avulsas e normais pelos serviços prestados aos candidatos a cargo eletivo. Para o procedimento seja efetivado, é necessário fazer o pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS) do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para, posteriormente, ter acesso a nota avulsa.

Este procedimento deve ser feito para que ao final do pleito, o prestador de serviço e o candidato façam a prestação de serviço de forma tranquila e segura.