Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Macapá licenciou mais de 50 produtores de açaí, no Porto do abacate, na região da Pedreira, localizada a 50 KM do Centro de Macapá. A medida fortalece o setor produtivo e oferece expansão para a produção do fruto na região. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) é responsável pela emissão do licenciamento no município.
Com a autorização, os produtores locais poderão ampliar a extração do fruto, impulsionando uma das atividades socioeconômicas mais importantes e o meio de subsistência para as populações agroextrativistas de Macapá.
O Produtor Álvaro Brito foi um dos que receberam a licença. Ele é morador do Abacate da Pedreira e conta que desde a infância ajudava seu pai com a produção do açaí na propriedade da família. Agora, aos 57 anos, poderá ampliar a produção herdada.
“Sou produtor a minha vida inteira e quero realizar o manejo do açaí da maneira correta. Nós precisamos deste apoio, afinal, trabalhamos com a produção do alimento mais consumido no município que é nosso valioso açaí. Com a licença vou poder expandir minha produção e ter renda através dela”, falou.
A licença serve para que a produção local seja feita de forma responsável e planejada, contribuindo para a preservação ambiental, a geração de renda e o fortalecimento das comunidades locais.
Para o Prefeito Dr.Furlan, a iniciativa inédita evidencia o esforço conjunto em conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos naturais, e busca sustentabilidade duradoura para as gerações presentes e futuras.
“Esta é uma oportunidade para fomentarmos a economia da região da Pedreira. Nós temos aqui uma imensidão de açaí para ser explorado com responsabilidade, com manejo adequado, com autorização do município e com a possibilidade de financiamento. Através de políticas públicas vamos conseguir mudar a historia de Macapá”, enfatizou.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Valcir Marvulle, os produtores localizados na região da Pedreira receberão orientação técnica, para que o fruto seja extraído corretamente, aumentando a produção local. Para isto, a secretaria conta com o apoio das Secretarias Municipais do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).
“Nosso intuito é promover o desenvolvimento sustentável, proteger o meio ambiente e valorizar as atividades agroextrativistas. Unimos força e agora os produtores poderão buscar recurso financeiro, como linhas de crédito, e capacitação por meio da Semtradi. Garantindo maior produção e consequentemente mais renda” disse Marvulle.
A união dessas secretarias demonstra o compromisso do município em promover o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente e a valorização das atividades agroextrativistas, garantindo uma relação equilibrada entre o homem e a natureza.
Confira mais fotos