Prefeitura de Macapá leva experiências de cidade inteligente para congresso ‘Smart City Expo’, na Espanha

Evento acontece de 15 a 17 de novembro e objetiva incentivar a inovação urbana em todo o mundo.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Macapá avança para se tornar referência no Norte no ramo das cidades inteligentes | Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Macapá vai participar da Smart City Expo World Congress 2022, que acontece de 15 a 17 de novembro em Barcelona, na Espanha. A gestão municipal será representada pelo prefeito, Dr. Furlan, e comitiva, atendendo a um convite da Frente Nacional de Prefeitos. O objetivo é trocar conhecimento e apresentar a capital para possíveis investidores internacionais.

“A Prefeitura trabalha para tornar Macapá uma referência na Região Norte, no quesito cidades inteligentes, que são aquelas que alinham avanços tecnológicos com o progresso social e ambiental. Temos frentes de atuação na mobilidade eficiente, iluminação pública moderna e práticas de sustentabilidade. Vamos pensar globalmente para agir localmente”, explica Dr. Furlan. 

A comitiva buscará novas ideias, projetos e iniciativas de tecnologia e governança, no maior congresso no ramo de cidades inteligentes, que reúne especialistas de mercado, empresas, líderes de governo e organizações. Em 2022, o evento vai abordar o conceito de cidades inspiradas em pessoas, com acessibilidade e segurança.

Avanços em Macapá
A Prefeitura criou o sandbox, ambientes experimentais de inovação científica e empreendedora no formato de bancos de testes regulatórios e tecnológicos. O primeiro avanço surgiu no projeto de Mobilidade Inteligente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com a gestão municipal.

A iniciativa implantou o corredor verde, com semáforos inteligentes que otimizam o tempo de espera para não reter carros no trânsito, a partir de informações e dados que vêm da conectividade e do sensoriamento dos indicadores de tráfego. Ainda na mobilidade, parte da frota de coletivos possuem internet. 

No campo da sustentabilidade, a Zeladoria Urbana atua com a coleta seletiva de eletrônicos. A Prefeitura também segue com estudo de energia limpa para as unidades de saúde e educacionais.

Já na informatização dos serviços, a empresa Celent faz o cadastro biométrico dos servidores e prontuário eletrônico na saúde. A pasta de meio ambiente planeja para novembro um levantamento das plantas presentes nas praças, que terão QR code com detalhes sobre cada espécie.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deseja implantar uma Rede de Assistência Digital, que fará o mapeamento por geolocalização, análise e estudo, levantamento e monitoramento de áreas de riscos e banco de dados de pessoas atendidas pela pasta.