Prefeitura de Macapá lança campanha de enfrentamento à violência contra o idoso

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho, a Prefeitura de Macapá lança a campanha que alerta para violação dos direitos dos idosos.

As ações são organizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos por meio da Coordenação Geral de Políticas de Pessoas com Deficiência e Idosas. O gestor da pasta, Ruan Linconl, afirma é preciso criar uma sensibilização mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

“O mês Junho Violeta é dedicado à proteção das pessoas idosas. Devemos repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e denunciar essa violação, mesmo que o agressor seja um parente ou pessoa próxima”, ressalta o coordenador.

A programação inicia na manhã do dia 15 de junho com blitz educativa e panfletagem, em diversos pontos da cidade, que tratam a respeito do direito das pessoas idosas. Além disso, será realizada ação social para os idosos que moram no Conjunto Residencial Jardim Açucena com a oferta de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacina para Influenza (H1N1) e Tríplice Viral, além dos exames de eletrocardiograma e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Os idosos também terão acolhimento psicológico e orientação jurídica.

Às 17 horas terá uma Live com o tema “Onde existe o respeito, não cabe o preconceito” organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A Prefeitura de Macapá também utilizará seus canais oficiais para tratar sobre a temática.

Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa. A iniciativa integra um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.

Laiza Mangas
Secretaria Municipal de Comunicação Social