Neste sábado (23), a Prefeitura de Macapá, por meio de uma ação integrada entre várias secretarias municipais, promoveu uma ampla operação de combate ao Aedes aegypti, das 8h às 12h, em nove vias do bairro Brasil Novo, na Zona Norte da cidade.
A programação se concentrou na realização de testes rápidos e na eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, além de conscientizar os moradores sobre medidas preventivas e levar para dentro do bairro a oferta de vacinas de rotina e covid-19.
Vendedor externo e morador do bairro, Alex Barbosa, aproveitou a ação para atualizar sua carteira de vacinação. Ele conta que ter essa oferta próximo de sua residência facilitou o acesso para ele, que tem uma rotina corrida e quase não tem tempo para ir à UBS. “Vi a programação aqui e já aproveitei para tomar minha vacina contra a Hepatite B. Foi fácil, rápido e prático”, contou.
As atividades educativas, de limpeza, averiguação e eliminação de focos, ocorreram nas seguintes vias: Rua Floresta, Av. Perobal, Rua Acerola, Rua Goiabeira, Rua Tangerina, Av. Pinhal, Av. Caneleira, Av. Perobal e Av. do Açaí.
Moradora da avenida do Açaí, a aposentada Maria José Sena, de 67 anos, falou que acha a ação muito importante, pois a dengue é perigosa e os casos cresceram no bairro. Ela também relatou que ver esses serviços realizados a deixa mais tranquila.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), que atuou com a vacinação itinerante, e os agentes de endemias e da Defesa Civil, que fizeram visitas nas residências para verificar a incidência de focos do mosquito.
Em conjunto com a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), realizou serviços de limpeza, com capina, roçagem, varrição e retirada de resíduos sólidos capazes de acumular água e se tornarem criadouros do Aedes Aegypti.
A ação ainda contou com servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) e a Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semopp), que atuaram no apoio e educação ambiental e de saúde com materiais de conscientização e instruções.
Para o Secretário da SMVS, Gilmar Domingues, a iniciativa visa não apenas combater a atual proliferação da dengue, que teve um alto índice identificado no bairro Brasil Novo, mas também instruir a população sobre medidas eficazes de prevenção.
“É importante que todos estejam cientes dos métodos de proteção e da gravidade da situação. Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais, além dos serviços que trouxemos para enriquecer a ação e entregar uma programação de saúde completa e de qualidade para nossos munícipes”, destacou.
O secretário da Semzur Helson Freitas, enfatizou a importância da participação dos moradores do bairro em tomar os devidos cuidados em suas residências e contribuir no combate à dengue.
“É fundamental a participação ativa da comunidade no combate à dengue. Estamos aqui tirando todo possível foco das vias e fazendo a limpeza em geral, mas é imprescindível que cada cidadão faça a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas residências”, enfatizou o secretário.
Confira mais fotos: