Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou com diversas atividades a campanha “Agosto Dourado”, que destaca e incentiva a importância da amamentação para o desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida. A abertura ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro, na Zona Sul da capital.
Ao longo do mês as atividades voltadas ao aleitamento materno serão realizadas em todas as unidades de saúde da rede municipal. A secretária de Saúde de Macapá, Erica Aymoré, ressalta que o evento será marcado por ampla programação, com o intuito também de esclarecer sobre a importância do leite humano como alimento exclusivo e essencial aos bebês.
“O aleitamento materno é proteção. Teremos uma vasta programação e iremos ensinar as mamães a amamentar de forma correta. O aleitamento traz inúmeros benefícios não só para os pequenos, mas também para as mamães”, disse a gestora.
Na UBS São Pedro, as mães tiveram acesso serviços como ensaio fotográfico, pintura na barriga, práticas integrativas, atividades com profissional de educação física, educação em saúde, entrega de kits bebê, atendimentos do projeto Consulta Ouro, entre outros.
Geovana Soares é mãe da pequena Maria Eduarda. Para ela, as ações referentes a data, é relevante para todas as mães, principalmente as de primeira viagem.
“Acho importante essas ações que nos esclarecem sobre a forma correta de amamentar. As mamães de primeira viagem aprendem muito com isso. É sempre bom buscar ajuda de profissionais aptos a ensinar”, afirmou Geovana.
Diretora do Departamento de Ciclos de Vida, da Semsa, Larissa Moraes reforçou que todas as unidades básicas de saúde (UBSs) estarão mobilizadas no mês de incentivo à amamentação.
“Hoje iniciamos o mês de incentivo à amamentação em várias UBS’s. No decorrer do mês, as outras unidades estarão realizando serviços alusivos à data. Rodas de conversa e esclarecimentos às mães, gestantes e aos usuários em geral sobre o aleitamento materno, além de apoio ofertado pelas unidades básicas, estarão entre as atividades” completou Larissa.
Foto: Jesiel Braga/PMM