Prefeitura de Macapá inaugura Skate Park Francisco da Silva Vilhena Júnior com a presença dos atletas Bob Burnquist e Dani Vitória

São 1.024 metros quadrados de área construída, com espaço para reunir aproximadamente 200 praticantes do esporte e está apto para receber competições nacionais e internacionais

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Bob Burnquist | Foto: Jesiel Braga /PMM

Nesta quarta-feira (27), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou para a população, o Skate Park Francisco da Silva Vilhena Júnior, localizado às margens do Rio Amazonas, no bairro Araxá, Zona Sul da capital.  O evento contou com a presença dos atletas Bob Burnquist e Dani Vitória.

A estrutura conta com obstáculos, arquibancadas, palco coberto com banheiro; circuitos de skate para iniciantes, semiprofissionais e profissionais. São 1.024 metros quadrados de área construída, com espaço para reunir aproximadamente 200 praticantes do esporte e está apto para receber competições nacionais e internacionais.

Dr. Furlan, destacou a presença de todas as autoridades, enfatizando a entrega do Skate Park, como mais um espaço público de preservação de saúde mental. “Toda praça, toda quadra, toda rampa de skate é um local de proteção da saúde mental. Com mais este espaço entregue à população, nós estamos formando e protegendo nossas crianças e adolescentes, oportunizando o desenvolvimento e descoberta de talentos em nosso município”, disse o prefeito.

O nome do espaço homenageia Francisco da Silva Vilhena Júnior, falecido em 2021, aos 36 anos de idade, vítima de Covid-19. Junior Barateiro, como era mais conhecido, sempre foi apaixonado pelo skate, atividade que praticava desde a infância. Sua mãe, a funcionária pública Maria José Benathar, de 55 anos, falou da homenagem com muita emoção. “Que este espaço seja de tributo amoroso ao meu filho Junior, e um presente para a nossa comunidade e nossos skatistas”, frisou Benathar.

Depois de ouvir o discurso da mãe de Junior Barateiro, Bob Burnsquist falou do quanto é importante que as coisas sejam feitas quando surgem as oportunidades. “A vida é tão curta e boas sementes devem ser plantadas sempre. Isso aqui é uma semente plantada de frente ao rio Amazonas. Estou feliz em estar aqui e vamos começar a fazer as pontes e trazer a chancela nacional para este espaço, em Macapá”, falou o atleta.

O público lotou a praça de esportes. Atletas e entusiastas, aproveitaram a pista, com manobras radicais e outras, nem tanto. E neste cenário, um senhor com seu skate longboard, chamava a atenção.  Tratava-se do aposentado Severino Ferreira, de 68 anos. Ele contou que pratica skate há 8 anos, desde que se aposentou.

“Eu me interessei pelo esporte porque vi meu sobrinho praticando e achei que seria bom para trabalhar o equilíbrio corporal. Aí, desde que comecei, nunca mais parei. Foi paixão mesmo”, disse o aposentado, que ainda indicou a atividade para pessoas de qualquer idade.  O longboard, modalidade praticada por Severino,  é um estilo de skate feito para ser praticado em alta velocidade com manobras em sequência em ruas extensas, diferente do street que é praticado em rampas, corrimão e manobras curtas.

Para a construção do Skate Park foram investidos R$ 1,5 milhão de reais, oriundos de emenda Federal do senador Randolfe Rodrigues, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

Sobre os atletas convidados

Bob Burnquist, carioca, 47 anos, é um skatista de renome mundial, também conhecido por ser o maior medalhista da história do X Games, com um total de 30 medalhas.

Dani Vitória tem 14 anos, é uma das maiores promessas do skate street brasileiro. Nascida em Manaus, capital do Amazonas, ela impressiona com o seu talento e tem como o maior sonho representar o Brasil em uma Olimpíada.  

Confira mais fotos