Prefeitura de Macapá fortalece economia de agricultores familiares através no cultivo do açaí

Em um mês já foram mais de 9 mil mudas doadas a famílias de zonas rurais da capital

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O açaí é uma planta nativa do estado do Amapá e uma das principais fontes de geração de renda para milhares de pequenos agricultores e empreendedores. A cadeia produtiva começa com o plantio e, nas zonas rurais de Macapá, famílias vêm recebendo importante incentivo da Prefeitura de Macapá para aumentar a produção e a área de plantio.

A ajuda vem ocorrendo com doações de mudas do fruto. Em um mês já foram mais de 9 mil mudas doadas às famílias de zonas rurais da capital. Somente esta semana, 5 mil chegaram às mãos de produtores do Assentamento de Santo Antônio da Pedreira e da comunidade do Maruanum. Em São Joaquim do Pacuí a entrega de 4 mil mudas ocorreu na primeira quinzena de dezembro.

O incentivo é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) que tem como propósito fortalecer o cultivo do fruto nas localidades, aumentar a renda familiar, o consumo e fortalecer a economia de Macapá.

Eduardo Fleury, secretário de Agricultura, explica que cada família recebe 100 mudas de açaí, da espécie Pai d´égua. Ele fala sobre a escolha da espécie, que foi cultivada pelos profissionais da própria secretaria.

“Essa espécie é mais resistente. É um açaí de excelente produtividade e possui maior qualidade da polpa. Além disso, é um alimento muito consumido na região e fomentando a produção, o produtor pode aumentar sua renda e ainda contribuir para a economia de Macapá”, pontuou.

Rubiene Santos é presidente da Associação dos Moradores do Assentamento de Santo Antônio da Pedreira e trabalha há 12 anos com o cultivo de hortaliças e com a mandiocultura – principais atividades agrícolas da região – e agora, com as mudas de açaí, ela aposta no aumento de sua produção e renda.

“Com essa ajuda da prefeitura, a gente vai poder iniciar o plantio de açaí porque são poucos que cultivam aqui na região. Com certeza veio num bom momento. Vamos poder alavancar nossa produção e assim aumentar nossa renda”, falou.