A prefeitura de Macapá reinaugurou nesta sexta-feira (27), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito quilombola do Carmo do Maruanum. A unidade passou por uma reforma e ampliação que devolveu para a comunidade o espaço que agora poderá ofertar atendimentos em saúde com mais conforto e comodidade.
A reforma da unidade contemplou novas instalações hidráulicas e elétricas, rede de esgoto, novo telhado, troca do piso, reforma da calçada e estacionamento, manutenção do entorno, além de acessibilidade e a construção de novas salas de atendimento.
“Sem dúvida nenhuma, o Saúde Para Todos, que visa a ampliação dos atendimentos para atenção primária, vem agraciando o nosso município com essas melhorias na área da assistência em saúde. Estamos entregando uma unidade de saúde para que as equipes possam trabalhar com dignidade e principalmente porque a população merece uma saúde de qualidade”, reforçou a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.
A unidade é de porte 2 e irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e irá beneficiar mais de 6,7 mil moradores que residem na região.
Serão ofertados os atendimentos como consultas médicas, coleta de PCCU, consulta com equipe de enfermagem, vacinação, farmácia, consultório e raio-x odontológico, testes rápidos e sala de curativos, administração de medicamentos, pré-natal, triagem neonatal e Cantinho da Amamentação.
A professora Rosiane Dias, de 45 anos, nasceu e cresceu na comunidade do Carmo do Maruanum. Ela disse estar muito feliz com a reinauguração da UBS.
“Agora nós teremos atendimentos aqui que antes tínhamos que ir buscar em Macapá, como atendimento odontológico e a triagem neonatal. São mais benefícios vindo para a nossa comunidade”, explicou.
Essa é a 6ª unidade reformada pela gestão do prefeito Dr. Furlan, que também já modernizou as UBSs Marcelo Cândia, Leozildo Fontoura, Fluvial Dra Célia Trasel, Álvaro Corrêa e Infraero II. Além disso, desde 2021 já inaugurou outras 5 novas UBSs em Macapá e nos distritos: Pantanal, Raul Matte, Macapaba, Infraero I e Manoelzinho, no distrito do Bailique.
“É importante dizer que toda esta infraestrutura da saúde tem refletido em número. Pela primeira vez, o Amapá, e por consequência Macapá, que abriga 60% da população de todo o estado, não tem o maior índice de mortalidade infantil da região norte. De 2015 até 2020, a cada 1 mil crianças nascidas aqui, 22 morriam, e em 2021 nós reduzidos 14. Isso significa que é atendimento e acesso a políticas públicas em saúde que a população não tinha e passou a ter. Nós não vamos parar e continuaremos avançando em Macapá e em todos os distritos”, comemorou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
Para a reforma da unidade foram investidos R$ 200 mil, oriundo de emenda parlamentar da vereadora Janete Capiberibe enquanto deputada federal pelo Amapá em 2019, mais contrapartida do Tesouro Municipal.
“É muito bom vir aqui e ver nos olhos das pessoas a alegria, não é uma obra qualquer, envolve saúde. Em nome da vereadora a gente vê que foi um recurso bem investido, o envolvimento da equipe para aplicar essa verba. A saúde é uma prioridade, parabéns para a comunidade que se envolveu também”, disse o representante da vereadora Janete Capiberibe, Abimael Peres.
Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita Mônica Costa; o vereador João Mendonça; o superintendente do Ministério da Saúde, Roberto Bauer; a diretora da UBS Carmo do Maruanum, Maria Catarina Costa; e representando os moradores, o pastor Jedonias Bezerra.