Prefeitura de Macapá entrega mais uma creche à população

A Creche Wanda Cruz é a 6ª entregue pelo Município na gestão do prefeito Clécio Luís e está localizada no bairro Brasil Novo, zona norte da capital.

Fotos: Max Renê

Nesta quinta-feira, 24, véspera do Natal, a Prefeitura de Macapá entregou mais uma creche. Desta vez, no bairro Brasil Novo, zona norte da capital, denominada de Wanda Cruz. A unidade escolar leva este nome em homenagem à servidora municipal Wanderleia da Cruz, falecida em janeiro deste ano. A escolha do nome foi uma decisão da comunidade.

“Nosso sentimento neste momento é de gratidão. Minha mãe, em vida, lutou por melhorias para este bairro. Por onde passo vejo o resultado do trabalho dela, e hoje sendo homenageada, dando nome a esta creche. Só temos a agradecer e pedir que a comunidade siga daqui para frente cuidando deste espaço, para que ele possa gerar frutos”, agradeceu, emocionada, Ruana da Cruz Vasconcelos, filha da homenageada.

A creche Wanda Cruz é a 6ª a ser entregue pelo Município. Ela conta com 3 ambientes de aprendizagem (salas), 5 banheiros, sala de direção, coordenação pedagógica, secretaria, Sala de AEE, refeitório, cozinha, depósito e lavanderia. A unidade irá trabalhar com a metodologia de ensino por rotação, onde, ao invés de salas de aula, terão ambiente de aprendizagem, que possibilitarão o desenvolvimento da coordenação motora, da lateralidade, da ludicidade, do encantamento e da aprendizagem.

A instituição de ensino terá capacidade para atender 150 crianças de 3, 4 e 5 anos, em horário parcial, pela manhã, das 7h30 às 11h30; e à tarde, das 13h30 às 17h30. “Estamos a poucos dias para encerrarmos a gestão e faremos diariamente várias entregas de obras. Até o último dia, pretendemos entregar algo. Neste momento, estamos entregando mais uma creche. O que para nós tem sido muito especial, e entregar uma creche no Brasil Novo, homenageando uma servidora nossa, tem sido mais especial ainda. Essa é uma creche nova, pronta e com tudo que ela precisa para começar a funcionar assim que for possível o retorno das aulas presenciais”, ressaltou o prefeito Clécio Luís.

Construída com recursos do Tesouro municipal, no valor de R$ 499.633,56 (cessão onerosa), a creche Wanda Cruz trabalhará por meio do ensino por rotação, trazendo diversos ambientes de aprendizagem, onde as crianças já não terão uma única sala de aula, e sim diversos ambientes de aprendizagem, onde poderão aprender e desenvolver um mesmo assunto de variadas formas.

Biografia

Wanderleia da Cruz, mais conhecida por Wanda Cruz, nasceu de parto feito em casa, em Macapá, em 18 de novembro de 1966, filha do trabalhador rural Armindo dos Santos e dona Maria Lúcia da Cruz, que tinham mais dois filhos. Logo após o nascimento, sua mãe veio a óbito em decorrência de complicações do parto. Ela recebeu criação e educação de sua tia materna, a senhora Angelita Cruz e de sua madrinha, a senhora Maria Benedita.

Ainda criança, Wanda começou a trabalhar como empregada doméstica e babá. Teve muitas dificuldades para continuar estudando. Devido ao trabalho, foi obrigada a interromper os estudos várias vezes. Porém, nunca desistiu, concluiu o ensino médio aos 38 anos de idade, e, aos 50 anos, concluiu o ensino superior. Wanda Cruz teve seis filhas, sendo que a primeira faleceu com apenas 1 ano de idade.

Em 1994, Wanda e sua família foram morar no Brasil Novo, tornando-se uma das primeiras moradoras do bairro, onde realizou o sonho da casa própria. Adotou mais uma filha e também criou suas netas (3). Seu último companheiro foi Marivaldo Vinhote, com quem pôde compartilhar seus últimos dias. No decorrer de sua vida, Wanda Cruz foi uma pessoa muito articulada. Por ser líder política e defensora do bem-estar social, era uma voz ativa na comunidade, sempre envolvida em projetos que trouxessem melhorias para seu bairro.

Wanda foi presidente da associação Amcabralp (Liberdade e Palmares), onde trabalhou com a mesa diretora, trazendo melhorias, como a primeira escola de segundo grau, E.E. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. Foi servidora municipal, na Secretaria Municipal de Educação, exercendo a função de chefe de departamento. Participou do 1º projeto Unimulher, extensão da Universidade da Mulher. Em 2019, Wanderléia da Cruz foi diagnosticada com câncer de mama, em estágio avançado. Desde então, travou uma guerra pela sobrevivência, juntamente com a família e amigos, até o último momento de sua vida.

Wanderléia da Cruz morreu em sua casa, no dia 31 de janeiro de 2020, em Macapá, onde viveu toda sua vida, aos 53 anos de idade, vítima de câncer de mama. Deixou cinco filhas, seis netas, um neto e uma bisneta, aos quais ela dedicou sua vida. Wanda acreditava que o mundo podia ser diferente, sonhava com uma sociedade justa, sem violência, desigualdades, sem fome e sofrimentos. Enxergava a política como meio de mudança, usada com sabedoria e honestidade.

Identificava-se com as necessidades de seus semelhantes e acreditava que a educação era o melhor caminho para se vencer na vida. Enxergava a família como base para se criar cidadãos melhores e que o amor resolvia todos os problemas.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Karla Marques

Assessora de comunicação