Prefeitura de Macapá entrega mais de 5 mil unidades de materiais para Vigilância Ambiental

Fotos: Max Renê

A partir desta segunda-feira, 5, agentes de endemias do município contam com equipamentos e materiais novos para as ações em campo. A relação de materiais foi entregue pela Prefeitura de Macapá para o Departamento de Vigilância Ambiental e será fundamental para os 247 agentes nas atividades de monitoramento, controle e combate de vetores e doenças.

A relação de materiais somam 27 itens, com 5.691 unidades, divididos em 50 óculos de proteção, 14 unidades de cartelas, 7 unidades de substrato cromogênico, 500 trenas, 25 pulverizadores, 10 aparelhos mecânicos termonebulizador, 10 aparelhos mecânicos atomizador, 720 unidades de bonés com abas, 5 microscópios bioculares, 40 jalecos, 50 máscaras, 200 lanternas, 500 botinas, 500 martelos, 500 bandeiras, 500 espelhos de bolso, 500 pescas larvas para água limpa, 500 pescas larvas para água suja, 500 pranchetas, 500 bolsas e 60 botas sete léguas de cano longo.

“Esse material traz mais dignidade para o nosso trabalho em campo, além de proteção e identificação. Os agentes poderão desenvolver todas as atividades de controle e combate de vetores como o mosquito Aedes aegypti, que é o vetor de diversas doenças, como a dengue, a chikungunya e a zika”, explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Melissa Carvalho.

Os equipamentos serão usados nas ações em campo, na cidade e nos distritos. Os coletes e as botas sete léguas, por exemplo, serão usados em locais de difícil acesso em ações como nas comunidades ribeirinhas da região do Maruanum e Rio Pedreira. “Esse combate de endemias é fundamental para o controle de doenças. É um trabalho árduo, que ocorre de bairro em bairro e de casa em casa, que é fundamental para fazer o combate de vetores e evitar propagação de doenças como o zica vírus”, destacou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

O material é fruto de dois recursos, um de 2018 e outro de 2019, que, juntos, somam o valor de mais de R$ 116.725,00, oriundos do Ministério da Saúde, via Sistema Único de Saúde (SUS) e Davi Alcolumbre.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação