A rampa do açaí é um local histórico, cultural e fomenta a economia local. Diariamente, os empreendedores trabalham para levar o fruto até a nossa casa. Pensando no conforto desses trabalhadores, a Prefeitura de Macapá instalou uma estrutura com tendas e banheiros químicos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).
“Hoje viemos entregar não só uma estrutura, mas sim um melhor conforto a esses trabalhadores que fazem parte da cadeia produtiva do açaí, que é tão importante para a nossa economia. É o início de um trabalho, a nossa intenção é fazer muito mais em prol da valorização dos nossos microempreendedores”, afirma o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
Nilson Nogueira é vendedor de açaí e atua na rampa há 12 anos. Para ele, a estrutura representa dignidade e respeito com todos que trabalham dia e noite e de domingo a domingo. “Agradeço por olhar pela gente. Acredito que esse seja só o início de um trabalho que vai melhorar a nossa vida”, disse.
A estrutura é composta por quatro tendas, banheiros químicos, além da identidade visual com a placa contendo as informações do açaí e balão identificando o local.
“Esses empreendedores estão aqui diariamente, faça chuva ou faça sol, e são tão importantes para a nossa história e cultura. Essas pessoas precisavam de um lugar digno para trabalhar e tenho certeza que essa iniciativa fomenta também a nossa economia. Continuaremos atuando na valorização da cultura e trabalho local”, ressalta a gestora da Semmopp, Rayssa Furlan.
A iniciativa atende um requerimento da vereadora Janete Capiberibe. “É uma luta minha e do senador João Capiberibe proporcionar melhores condições aos nossos trabalhadores do açaí. Quem ganha são os microempreendedores”, comemora a vereadora.
Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita, Mônica Penha, o senador João Capiberibe, a gerente-geral do Banco da Amazônia (Basa), Joana Lima, o subsecretário da Semmopp, Emanuel Bentes, além dos secretários da pasta de Zeladoria Urbana, Obras e Infraestrutura, MacapáPrev e Agricultura.