Neste sábado (13), a Prefeitura de Macapá entregou o Centro Comunitário José de Mira Cordeiro e Espaço Família, no distrito de São Joaquim do Pacuí. A região está localizada entre os municípios de Cutias e Itaubal, distante 1h35 minutos do centro de Macapá.
O primeiro lugar tem copa; banheiros; salão para eventos e uma área de serviços, distribuídos em 118,88 metros quadrados de área construída.
Mesas de xadrez e dominó; futmesa; ping-pong; balanços; gangorras, sendo uma para Pessoas com Deficiência (PCD); escorregador; barra e bebedouro pet integram o Espaço Família.
À reconstrução do Centro Comunitário e à construção do Espaço Família, foram investidos R$ 485.550,00 (quatrocentos e oitenta e cinco mil, quinhentos e cinquenta reais) do Tesouro Municipal.
As duas obras beneficiam 250 famílias da localidade.
Os serviços foram executados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).
“Entregamos ambientes públicos e gratuitos aos residentes de São Joaquim. Precisamos fortalecer esta política de Centros Comunitários e Espaços Família, que é sucesso em qualquer lugar”, ressaltou, durante cerimônia de inauguração, o prefeito Dr. Furlan.
Para a moradora e agente administrativa, Marilene Vilhena, a reestruturação do Centro chegou em boa hora. “Há mais de 20 anos que não recebia reforma. É uma satisfação imensa ter um lugar digno para realização dos eventos, reuniões, festas e formações. Agradecemos por esta atenção”.
“A comunidade trabalha com projetos sociais, como escolinhas de futebol e capoeira. São ações de cultura, esporte e lazer que podemos desenvolver. A reconstrução chegou para agregar”, acrescentou o barbeiro Anderson Cordeiro.
Histórico do homenageado
José de Mira Cordeiro nasceu em 8 de dezembro de 1960, na região de São Joaquim do Pacuí. Filho de Aurino Ramos Cordeiro e Lucy Mira Cordeiro. Era conhecido como Zequinha. Faleceu aos 63 anos, em 2023.
Foi secretário do Caixa Escolar e servidor no Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap).
Era um dos organizadores do Festival do Inajá. As primeiras edições ocorriam no Centro Comunitário. As músicas eram tocadas pelo Studio DZ, do qual foi um dos proprietários.
Foi atleta do Esporte Clube São Joaquim do Pacuí. No time, foi campeão do Interdistrital por seis vezes como jogador e uma vez como coordenador técnico.
Segundo o filho do homenageado, Marcelo Cordeiro, “não consigo encontrar adjetivos para definir o meu pai. Ele foi um homem maravilhoso. Meu melhor amigo. Me viu crescer e passar em um concurso público. É o homem pelo qual dou minha vida. Era o cara que se doou pela comunidade”.
| Fotos: Merlin Pires/PMM