Neste sábado (20), a Prefeitura de Macapá entregou o Centro Comunitário reformado e o Espaço Família para os moradores do distrito de Abacate da Pedreira. Localizado na Rodovia AP-070 e distante 46 minutos do centro da capital, a região possui aproximadamente 32 comunidades, segundo levantamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Abacate da Pedreira.
As duas malocas do Centro possuem 118,88 metros quadrados. Tem dois banheiros; cinco depósitos; dois salões; iluminação; vagas para estacionamento; pinturas diversas; copa e cozinha. No entorno, possui uma arquibancada e cabine de locução. Investimento foi de R$ 364.550.
O Espaço Família tem mesas de ping pong, futmesa e para xadrez; amarelinha; balanços; gangorra; bebedouro pet; bancos; lixeira; gangorra para Pessoas com Deficiência (PCD) e barras. O investimento foi de R$ 121.000. Ambos os valores são do Tesouro Municipal.
Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana de Macapá asfaltou o entorno e pintou a igreja próxima. A entrega ocorreu no dia do padroeiro do distrito: São Sebastião. Os integrantes prepararam caldeirada, churrasco e café da manhã para a comitiva municipal.
Antes da cerimônia de entrega, ocorreu um minuto de silêncio em homenagem à delegada Janete Picanço (1956-2024), que faleceu na última quinta-feira (18). Era uma das festeiras do Abacate da Pedreira.
O dispositivo de honra foi composto pelo chefe do Executivo, Dr. Furlan (Podemos); o defensor público Ricardo Carvalho, que representou o defensor público-geral, José Rodrigues; o vereador Alexandre Azevedo; demais membros do Município e representantes da comunidade.
A moradora, Aparecida Picanço, ficou satisfeita e destacou que a população deve cuidar dos espaços públicos. “Não esperava por esse momento. Sempre pensava, ‘será que vou morrer e não vou ver o asfalto na minha região?’ Resta pedir aos pais e a todos que zelem por esse presente”.
A responsabilidade do zelo também foi discurso compartilhado pelo DJ. Júnior Show. “Educai as crianças para não punir os homens. O Espaço Família também foi feita para elas. Educar, para conservar a beleza deste espaço que são das crianças, dos pais e dos avós”.
“Agendaremos um multirão de atendimentos para levar a Defensoria ao Abacate da Pedreira. Ter espaços dignos facilita a chegada das instituições às comunidades tradicionais de Macapá. Lugares revitalizados como o Centro Comunitário representam promoção da cidadania”, frisou Ricardo Carvalho.
Segundo Dr. Furlan, “os habitantes do Abacate têm um espaço para receber ações de saúde; formações; festas; velórios, em caso de necessidade e, receber, em breve, as atividades da Defensoria Pública. O direito de ir e vir foi garantido com o asfalto novo. Os investimentos nas comunidades não param. Em breve, entregaremos mais Centros Comunitários revitalizados e Espaços Família, nos distritos de São Joaquim do Pacuí, Tracajatuba e Santa Luzia”, manifestou.
| Fotos: Jesiel Braga/PMM