Prefeitura de Macapá encerra campanha Novembro Azul com ação no Mercado Central

Iniciativa ofereceu serviços de saúde gratuitos para os homens, como coleta de PSA, clínico geral e nutricionista

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Homens participam da ação de encerramento da campanha Novembro Azul no Mercado Central | Foto: Arthur Alves/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta quinta-feira (29) no Mercado Central, o encerramento da campanha Novembro Azul, com diversas ações voltadas para a saúde integral do homem. O objetivo da iniciativa foi conscientizar a população masculina sobre a importância do cuidado com a saúde, especialmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.

Homens de todas as idades participaram da ação, que contou com serviços de coleta de PSA, clínico geral, nutricionista, atendimento laboratorial, entre outros.

Um dos que aproveitaram a oportunidade foi Dorineudo Lima, 55 anos, técnico em cardiologia, que fez o exame de PSA, que é um dos indicadores para detectar alterações na próstata. 

“Eu achei muito importante essa ação, porque muitos homens têm medo ou vergonha de fazer o exame. Eu vim aqui para me prevenir e cuidar da minha saúde”, disse ele.

O coordenador de Saúde do Homem da Semsa, Alexssandro Wallacy, explicou que a campanha Novembro Azul teve como foco a promoção da saúde do homem de forma integral, abordando não só o câncer de próstata, mas também outras doenças que afetam essa parcela da população, como hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras. 

“Nós queremos que os homens tenham uma cultura de autocuidado, que procurem os serviços de saúde regularmente, que façam os exames preventivos, que tenham uma alimentação saudável, que pratiquem atividade física, que evitem o estresse. Tudo isso contribui para uma melhor qualidade de vida”, afirmou ele.

A campanha Novembro Azul foi realizada durante todo o mês de novembro em diversas unidades de saúde do município, com palestras, rodas de conversa, orientações, testes rápidos, consultas médicas, entre outras atividades. A ação no Mercado Central foi a última da programação.

Confira mais fotos: