Prefeitura de Macapá recebe 5 mil mudas de açaí para projeto de incentivo ao setor produtivo

Plantas foram doadas pela empresa Jari Celulose, localizada no estado do Pará.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Doação foi realizada pela empresa Jari Celulose para a Prefeitura de Macapá | Foto: Joyce Batista/PMM

O projeto “Mais Açaí Macapá” recebeu nesta quarta-feira (13), um reforço de 5 mil mudas do fruto, que serão repassadas pela Prefeitura aos profissionais do setor em comunidades, visando incentivar a cadeia produtiva na capital. A doação foi realizada pela empresa Jari Celulose, produtora de celulose solúvel localizada no distrito de Monte Dourado, município de Almerim, no estado do Pará.

As mudas de açaí darão continuidade ao trabalho desenvolvido pela Secretaria municipal de Agricultura (Semag), que já doou 1,2 mil unidades para extrativistas e moradores das comunidades Lontra da Pedreira, na região da Pedreira, e Limão do Curuá, no Bailique.

“Nós apresentamos o que já desenvolvemos nas comunidades e conseguimos essa doação, que vai nos permitir avançar no ‘Mais Açaí Macapá’ e também desenvolver toda essa cadeia para que a gente possa crescer economicamente, principalmente no setor produtivo e primário”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.

O repasse das plantas foi articulado entre as duas instituições para dar vazão às espécies produzidas pela empresa, que realiza o reflorestamento de áreas que receberam alguma de suas atividades.

“Essa é uma parceria que temos para doação de mudas nativas e frutíferas. No ano, nós produzimos em média, 70 mil mudas, que são plantadas ou doadas aos municípios do Amapá e Pará. Com isso, estamos ajudando na preservação do meio ambiente, recuperando áreas degradadas e também incentivando os pequenos produtores”, explica o supervisor de Viveiro Florestal da Jari Celulose, Ailton Alves da Costa.

Doações
Em maio deste ano, a Prefeitura de Macapá também recebeu outra doação da Jari Celulose. Na ocasião, 8.194 mudas de 25 espécies arbóreas foram repassadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano (Semam), para integrar ações da pasta como criação e manutenção de espaços verdes na capital e doação através do Horto Municipal.

Mudas de açaí darão continuidade ao trabalho desenvolvido pela Semag | Foto: Joyce Batista/PMM