Ao som do batuque do marabaixo, a Prefeitura de Macapá autorizou nesta segunda-feira (22), o início das obras de revitalização do Poço do Mato, no bairro Laguinho. O ponto fez parte do primeiro sistema de fornecimento de água da capital, e foi declarado Monumento de Interesse Cultural.
O novo espaço terá 157,47m² construídos, um deck em madeira, três canteiros, dois jardins, uma área de circulação, um pequeno palco, bancos, cobertura e balanço para as crianças.
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), Cássio Cruz, reforça que a assinatura da ordem garante qualidade de vida e melhor socialização dos moradores da região.
“Nosso objetivo é buscar melhorias para a população. Vamos apresentar um estrutura bonita, agradável, moderna e inovadora para o nosso povo, com atividades de lazer, cultura e socialização”, disse.
Para o representante da Associação dos Moradores do Poço do Mato, José Raimundo Sousa, a revitalização fortalece a permanência do monumento.
“O Poço do Mato carrega um papel muito importante para a cultura e história de Macapá. Por muito tempo, ele abasteceu grande parte da cidade, por oferecer água limpa e ser um ponto conhecido pela população”, contou.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida, explica que a reforma garante a conservação da memória cultural de Macapá.
“O novo espaço será uma oportunidade de resguardar a cultura macapaense que se faz presente no bairro do Laguinho, com o Poço do Mato. Este ambiente representa uma tradição que perdura até hoje, sendo símbolo de representatividade a todos”, ressaltou Almeida.
A obra é resultado de um plano criado após um acidente no local e recebe investimento do Tesouro Municipal. A reforma garante o incentivo às apresentações culturais e fomento da economia local.