Prefeitura de Macapá concentra oferta de DIU em três unidades

Inserção do dispositivo será feita na UBS Perpétuo Socorro, Centro Papaléo Paes e Carreta da Mulher.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Dispositivo é considerado um dos métodos contraceptivos mais eficazes | Foto: Arquivo PMM

A Prefeitura de Macapá irá concentrar a oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU) em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) Perpétuo Socorro, Centro de Especialidades Papaléo Paes e na Carreta da Mulher que está estacionada na Avenida José Antônio Siqueira, entre as ruas General Rondon e Eliezer Levy, em frente a União dos Negros do Amapá (UNA).

Desde o mês de maio, o DIU é ofertado nas UBSs da capital. A iniciativa faz parte do programa “Saúde Para Todos”, da Prefeitura de Macapá, e atende mulheres de qualquer idade que já tenham vida sexual ativa e não desejam engravidar.

A mulher que estiver interessada pode ir em qualquer UBS da rede municipal e marcar uma consulta com o clínico geral, ela precisa informar durante a consulta que tem interesse em adotar o método contraceptivo, e o profissional deverá solicitar os exames necessários.

Com os resultados dos exames em mãos ela deve agendar uma consulta com um médico ginecologista em uma das três unidades que fazem a inserção do DIU.

“Percebemos que não tínhamos procura nas outras unidades que ofertavam o DIU e, uma alta demanda nessas 3, por isso concentramos a oferta nelas para reforçar o atendimento às pacientes que procuram esse atendimento. O DIU de cobre, que é um dos métodos contraceptivos mais seguros, eficazes e com menos efeitos colaterais.”, explica a subsecretária de assistência em saúde, Alessandra Reis.

DIU
É um método contraceptivo moldado em forma de “T”, que é introduzido no útero para impedir a gravidez. Ele deve ser colocado e removido pelo ginecologista nos primeiros dias do ciclo menstrual.