Prefeitura de Macapá avança nas políticas públicas de proteção à mulher

Ação no Habitacional Mucajá marca o Agosto Lilás, mês de luta contra a violência doméstica

Por Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na manhã deste sábado (26), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) promoveu uma extensa programação para as mulheres do Conjunto Habitacional Mucajá, em celebração aos 17 anos de vigência da Lei Maria da Penha. O evento marca o Agosto Lilás, mês de luta contra a violência doméstica. 

Durante o encontro a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres proporcionou as participantes, momentos importantes com palestras sobre: Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher; A violência Doméstica e seus Aspectos Emocionais e Lei Maria da Penha: Sanções e Penalidades.

Além dos esclarecimentos, foram ofertados serviços de limpeza de pele, sobrancelha de henna, corte de cabelo, massoterapia, testes rápidos, dentista (aplicação de flúor), vacinação, manicure, atendimento psicológico, jurídico, assistência social (encaminhamento para laqueadura), CadÚnico e atividades lúdicas pedagógicas.

A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, explica que o mês de agosto é marcado pela luta contra a violência doméstica e familiar contra mulheres, mediante campanhas e eventos que marcam consideravelmente o Agosto Lilás, que visa celebrar o aniversário da Lei Maria da Penha, importante legislação de proteção aos direitos das mulheres.

Madalena Costa, pastora da igreja do Mucajá, participou das palestras e fez questão de dar sua opinião sobre a ação. “Esse trabalho realizado pela prefeitura é diário, com isso é possível identificar e questionar se essa pessoa está sendo vítima de violência e assim criar um mecanismo de resolução do problema”, comenta Madalena.

Em momento de beleza, a moradora animada com o novo visual, Dinair Nery, agradeceu a oportunidade e destacou inúmeras ações realizadas pela Prefeitura de Macapá no habitacional.

“Somos prioridade em inúmeras ações realizadas pela atual gestão municipal, os moradores agradecem. Hoje é um momento especial com muitas opções e benefícios e nós mulheres estamos aproveitando para aprender sobre a lei Maria da Penha e também receber melhorias. Já fiz unhas e agora vou ficar mais bonita com um novo visual”, disse sorridente.