A Prefeitura de Macapá segue com os trabalhos de limpeza e manutenção da cidade e nesta terça-feira (26), realizou serviços de varrição, capina, roçagem e retirada de resíduos sólidos na rua Cândido Mendes e na praça do Barão, no bairro Central. Além disso, o bairro Perpétuo Socorro recebeu serviços de limpeza e eliminação de lixeira viciada.
As ações em canais, valas e áreas de escoamento fazem parte do Plano de Inverno 2023 realizado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) para prevenir alagamentos e transtornos causados no período chuvoso.
Os moradores do bairro Perpétuo Socorro enfatizaram a importância da iniciativa, assim como, os benefícios da limpeza. Jefferson Pinho, de 60 anos, mora há mais de 10 anos no bairro, ele destacou que o trabalho frequente realizado na região é uma forma de evitar doenças. “Vai ficar mais higiênico, evitar a contaminação. Até o ar que respiramos melhora”, disse.
Outro serviço realizado no bairro Perpétuo Socorro foi a eliminação de uma lixeira viciada localizada ao lado do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, (Centro-POP).
Duas caçambas e um trator foram utilizados para fazer a retirada dos resíduos descartados irregularmente. Para evitar a reincidência da situação, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) irá isolar a área com tapumes e a fiscalização será intensificada no local.
Jefri Nunes, comemorou a eliminação da lixeira viciada na região. “As pessoas jogavam lixo de tudo quanto é jeito e ficava intrafegável essa via. Agora está limpo e bem melhor. Espero que continue assim”, afirmou.
A Zeladoria disponibiliza um canal para denúncia de descarte de lixo irregular e informes sobre lixeiras viciadas. O disque denúncia pode ser acionado tanto por ligação quanto pelo aplicativo WhatsApp pelo número (96) 99132-5389.
O secretário da Semzur, Helson Freitas, destacou que os serviços de limpeza são permanentes e abrangem toda a cidade.
“Estamos trabalhando para garantir uma cidade mais organizada, higiênica e bonita. Pedimos a colaboração da população para não jogar lixo nas ruas, nas valas, nos canais e nos bueiros, pois isso prejudica o escoamento da água e causa alagamentos neste período em que as chuvas são intensas”, ressaltou.
Confira mais fotos: