Prefeitura de Macapá anuncia edital para construção do primeiro Hospital Geral e Maternidade Municipal

Complexo hospitalar, será localizado na Zona Norte da cidade e contará com o apoio e suporte dos serviços que serão ofertados no Instituto Municipal de Pediatria (Impe) e do Centro de Especialidades Municipal

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta sexta-feira (3), a Prefeitura de Macapá anunciou o edital para construção do primeiro Hospital Geral e Maternidade Municipal. O complexo hospitalar terá capacidade planejada para 176 leitos, construído nas margens da BR 210, no bairro Boné Azul, Zona Norte da capital, levando atendimento de alta complexidade para a população. Serão 12.132,35 metros quadrados de área construída, divididos em três andares.

O anúncio aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes reuniu imprensa, secretários municipais e políticos.

A obra conta com recursos de emendas parlamentares. As ex-deputadas Leda Sadala, Aline Gurgel e o senador Lucas Barreto garantiram os recursos para a maternidade, enquanto o deputado Vinícius Gurgel destina recursos para o hospital. No local, serão instalados 155 leitos. O complexo terá capacidade planejada para 176 leitos.

“O complexo com hospital, maternidade e Casa da Gestante serão os primeiros dessas categorias de Estabelecimentos de Assistência à Saúde no Município, é o objetivo da administração confrontar as carências de saúde históricas diagnosticadas, porém nunca solucionadas. Nós vamos licitar, daqui há alguns meses, a obra vai começar. O projeto tá pronto, tá aprovado, recurso garantido, e a decisão política está tomada. Nós não podemos perder um dia na reconstrução de Macapá. Nós não podemos perder um dia na entrega da nova cidade, da Nova Macapá, com as pessoas que a gente tanto cuida, que a gente tanto ama”, afirma Dr. Furlan, Prefeito de Macapá.

Pronto Atendimento (PA) – Urgência e Emergência

O pronto socorro do hospital irá realizar atendimentos e procedimentos de média e alta complexidade. Neste ambiente serão atendidas as Urgência/Emergência, atender cirurgias de alta complexidade nas áreas de Trauma ortopedia e cirurgia geral. O local vai funcionar no regime de 24 horas, clínica médica, clínica cirúrgica, unidade de terapia intensiva e centro cirúrgico. 

Maternidade de Baixo e Alto Risco

A maternidade do Hospital Geral de Macapá – HGM vai oferecer o serviço de Assistência ao parto (Obstetrícia), alojamento conjunto de parto natural e cirúrgico, tratamento obstétrico com serviço de tratamento a gestação de alto risco, neonatologia e centro cirúrgico Obstétrico. A Maternidade do hospital terá suporte para atendimento de urgência, emergência e cesáreas eletivas.

Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP)

O local vai servir de apoio e cuidado às gestantes, recém-nascidos e puérperas em situação de risco, contribuindo para um cuidado adequado nos casos que demandem vigilância e proximidade dos serviços hospitalares de referência, em situações que não há necessidade de internação hospitalar. A Casa acolherá bebês que precisarão ganhar peso ou finalizar algum tipo de tratamento sem necessidade de internação; gestantes ou puérperas em tratamento clínico que precisam voltar na maternidade a cada dois dias para fazer exames ou passar por consultas.

“Hoje com o anuncio do primeiro Hospital Geral Municipal de Macapá, iniciamos a proposta de integração de toda a rede de saúde do município. Então, a gente tem o fortalecimento da atenção primária, que é um trabalho que tem sido feito desde o início da gestão do Dr. Furlan, crescemos muito na média complexidade. A dificuldade era de acessar a alta complexidade, de acessar uma internação clínica, um procedimento cirúrgico, um tratamento a longo prazo. O hospital municipal vem fortalecer a rede integrada do município de Macapá”, conta a secretária de saúde de Macapá, Erica Aymoré.

O parlamentar Vinicius Gurgel e a ex-deputada Leda Sadala, autores de emendas que serão destinadas a contrução do complexo, estiveram presentes na cerimonia de anuncio do primeiro Hospital municipal de Macapá.

“Depois de três anos, estamos lançando a licitação da obra e é o último passo para começar o primeiro hospital municipal de Macapá. Será uma referência na região norte, com a pediatria, com a maternidade, salvando muitas vidas e melhorando muito a qualidade de vida da população”, declara o deputado Vinicius Gurgel.

“Esse é um momento ímpar na história de Macapá, o lançamento do edital do hospital e da maternidade de risco habitual. Enquanto parlamentar, destinei recurso para que a Prefeitura de Macapá possa contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil”, frisa a ex-deputada Leda Sadala e atual diretora do Instituto Municipal de Turismo.

Confira a animação do projeto do Hospital Municipal:

Confira mais fotos: