Prefeitura de Macapá alinha execução de emenda parlamentar destinada à políticas públicas da população LGBTQIA+

Na quarta-feira (03), a Prefeitura de Macapá reuniu com o deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) para alinhar a execução de emenda destinada pelo parlamentar, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para construção de políticas publicas de acolhimento da população LGBTQIA+ no município. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), por meio da Coordenadoria de Diversidade, junto com o Conselho Municipal de Direitos da População LGBTQIA+, lideraram as discussões.

Dentre os principais objetivos do projeto a ser executado com o recurso destinado pelo parlamentar, destaca-se a formação de servidores do município para atendimento à população LGBTQIA+. Os estudos fundamentais para a construção dessa política contam com a participaçao do professor Antonio Sardinha, pesquisador do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá (Unifap), presente na reunião.

O deputado federal Camilo Capiberibe destacou a necessidade de direcionar recursos para o atendimento deste público. “Devemos preparar a administração pública municipal em todas as suas dimensões para acolher com empatia e compreensão da diversidade que existe em nossa capital. Fico feliz em ver que esse projeto está sendo bem desenvolvido “, destacou o deputado.

O coordenador de Diversidade, Edem Jardim, explica a importância dessa frente de trabalho. “É com felicidade que já iniciamos a gestão recebendo esses encaminhamentos para que possamos avançar em políticas públicas para nossa população. Quando a gente fala no atendimento, é no atendimento humanizado, tendo respeito como base de tudo”, frisou o coordenador.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Gonçalo Borges ressalta que o trabalho prioriza a garantia dos direitos da população LGBTQIA+. “Reafirmo o compromisso com o projeto para que seja executado e fiscalizado. Vamos fazer com que ele aconteça oferecendo o curso de aperfeiçoamento com prática de atendimento integral à população LGBTQIA+. A capacitação será voltada para técnicos e gestores de Macapá”, concluiu o secretário.

A reunião contou ainda com a participação de representantes do Conselho Municipal de Direitos da População LGBTQIA+, presidente Dandara Souza e vice Simone de Jesus.

“É importante que neste momento da execução, o recurso chegue onde deve chegar. É saber para onde vai e fiscalizar, que é nosso papel no Conselho”, concluiu a vice- presidente da entidade.

Bruno Nascimento
Secretaria Municipal de Direitos Humanos