Prefeitura celebra segundo dia do Aniversário da Cidade com shows de artistas locais no Mercado Central de Macapá 

Evento contou com apresentações de capoeira, dança, carimbó, marabaixo e brega, além de oportunidades de empreendedorismo para os vendedores locais

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Evento contou com muita dança e música no Mercado Central | Foto: Merlin Pires/PMM

Macapá, capital do Amapá, está prestes a completar 266 anos e neste sábado (3) o aniversário foi comemorado com um grande encontro de artistas locais no Mercado Central. O evento realizado pela Prefeitura e fomentado pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) reuniu diversos segmentos culturais, como capoeira, dança, carimbó, marabaixo e brega, em uma festa que começou às 17h e se estendeu até a madrugada.

O público que compareceu ao local pode apreciar as performances de cinco grupos de capoeira e cinco grupos de dança, que deram um show de ritmo e energia. 

Após às 19h, o Circuito Brega tomou conta do palco, com a participação de Junior Moral, que abriu a noite de shows, seguido por outros cantores do gênero.

“É muito receber todo esse carinho da população. Esta cidade tem uma cultura muito rica e temos que comemorar isto. Fazer parte do aniversário de Macapá é uma realização”, comentou o cantor.

Deusnice Capoeira veio junto de amigos curtir a noite e passou o show dançando um brega juntinho com o seu par.

“O evento está sendo um sucesso. Nós estamos aqui desde 17h acompanhando tudo. Foi muito bom terem escolhido o Mercado Central porque tem espaço para dançar”, comentou Deusnice.

Entre os artistas que se apresentaram no evento, estava o grupo Mafua do flô, que mistura dança, ritmo e teatro poético em suas intervenções. 

Quem chegou cedo como Deusnice teve a chance de assistir o grupo Mafua do flô apresentar a mistura de dança, ritmo e teatro poético.

O diretor criativo do grupo, Augusto Oliveira, disse que foi uma honra participar da celebração da cidade. 

“É muito bom fazer parte da celebração de 266 anos da cidade. Nós somos um grupo de dança, ritmo e teatro poético. Sempre faz parte da nossa apresentação chamar as pessoas para dançar com a gente e isso sempre cria um momento bonito”, comentou.

Empreendedorismo 

Além de lazer e cultura, o evento também foi uma oportunidade para os empreendedores locais, que aproveitaram a movimentação para vender seus produtos, como comidas, bebidas, artesanatos e acessórios. 

Geisy Santos, que vende batatas junto com a mãe, disse que gosta de trabalhar nos eventos da prefeitura. 

A jovem de 18 anos viu sua mãe vender batatas a vida inteira. Quando cresceu, decidiu que também queria vender comida junto da mãe e decidiu começar a empreender no Aniversário da Cidade. 

“Eu sempre participo dos eventos, fiz meu cadastro na Secretaria Municipal do Trabalho e consegui meu lugar para vender. Os eventos da prefeitura enche de gente, o que nos dá a oportunidade de vender mais e ganhar um dinheirinho”, disse.

Macapá 266 anos 

A programação continua neste domingo (4), aniversário de Macapá, com a missa de ações de graças, encontro das bandeiras, corte de bolo de 50 metros, inauguração da Praça Povos do Meio do Mundo, além de uma programação esportiva que ocorrerá durante todo o dia.

A noite terá shows de artistas locais como Dj Pablo Sales, Papo Reto, Kinzinho e banda, entre outros. A atração mais aguardada da noite é o grupo de pagode Pixote, que irá cantar seus maiores sucessos. Os shows acontecem na Praça do Barão a partir das 19h.