Prefeitura atinge cobertura de 73% na oferta de serviços odontológicos em Macapá

Desempenho é maior que o estabelecido pelo Ministério da Saúde. Oferta do serviço foi ampliada na capital e distritos.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Serviço é disponibilizado em todas as UBSs da capital e dos distritos | Foto: Arquivo/PMM

Em 2022, a Prefeitura de Macapá atingiu a cobertura de 73% na oferta de serviços odontológicos realizados na capital e nos distritos. O dado é do Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório Anual de Gestão, do Ministério da Saúde (MS). A cobertura é 52% maior que a meta estabelecida pelo MS que era de 48% para o município. Este desempenho é resultado da ampliação no fornecimento do serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e em localidades distantes do centro urbano, como os distritos do Pacuí, Maruanum e Bailique.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal de Macapá, Patrick Alfaia, hoje esses distritos possuem equipes dedicadas aos cuidados e atenção odontológica. Ele explica ainda que a ampliação no número de UBSs e o reforço nas equipes de odontologia nas unidades contribuíram com esse desempenho.

“A Prefeitura reformou UBSs e entregou outras novas, o que possibilitou não somente o aumento da oferta do serviço, mas também, a contratação de mais profissionais para atender a população. Dessa forma, conseguimos aumentar significativamente nossa cobertura”, destaca.

A rede municipal de saúde possui 240 profissionais voltados aos atendimentos odontológicos, são 120 dentistas e 120 técnicos em saúde bucal que, constantemente, são capacitados para entregar um serviço de qualidade.

Comidades longe da capital podem acessar serviços odontológicos | Foto: Abel Neto/PMM

A expansão da odontologia na rede municipal de saúde também possibilitou a oferta de novos serviços na rede pública, como a produção de próteses dentárias, que são confeccionadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. Além disso, serviços como consultas, restaurações, limpeza, que eram disponibilizados apenas na capital, foram levados para as UBSs dos distritos.

“Hoje todas as unidades de saúde do município possuem dentistas e técnicos em saúde bucal. Fazemos isso para reforçar os cuidados e evitar que o paciente chegue a apresentar um problema mais grave e que precise e de uma intervenção maior”, completa o coordenador.

Expansão possibilitou a oferta de novos serviços, como a confecção de prótese dentária | Foto: Joyce Batista/PMM