Prefeitura alerta pais e responsáveis para Campanha Nacional de Multivacinação voltada às crianças e adolescentes

A vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, no período da manhã e tarde.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Campanha Nacional de Multivacinação iniciou na última sexta-feira (01), seguindo as determinações do Ministério da Saúde, que busca atualizar vacinas de crianças e adolescentes na faixa etária de até 15 anos de idade. A vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde, no período da manhã e tarde, e para receber o imunizante é necessário estar acompanhado do responsável, apresentar carteira de vacina e cartão do Sus.

“Todos os municípios receberam a orientação para iniciar a Campanha Nacional de Multivacinação que ocorre até o dia 29 de outubro com 14 vacinas disponíveis para crianças e adolescentes durante este período da campanha. Orientamos os pais e responsáveis que fiquem atentos nas ações que visam atualizar e imunizar contra doenças infecciosas que podem causar danos à saúde das crianças e adolescentes”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira. 

A Campanha Multivacinação é uma medida adotada pelo Ministério da Saúde que aponta baixa cobertura vacinal no Brasil desde 2015. A ação pretende melhorar o alcance de imunizados contra doenças que podem ser evitadas e prevenir danos maiores à saúde das pessoas. 

“A vacina é a única forma de prevenção contra diversas doenças e o ato de imunizar-se acaba sendo um gesto solidário, nos protegemos e protegemos o próximo.  Como por exemplo; o sarampo que é uma doença infecciosa e pode ser evitada através do imunizante. O município tem reforçado ações de campanha de vacinação, como a varredura vacinal que tem como finalidade alcançar grande parte da população para recebimento da H1N1 e sarampo”, frisou o subsecretário.

Suziely da Costa, mãe do João Miguel de 4 anos, levou o filho para tomar as doses atrasadas da vacina, na UBS Perpétuo Socorro. “Fiquei sabendo da campanha de atualização da caderneta e aproveitei para trazer meu filho, que estava com quatro vacinas atrasadas e pôde tomar todas as vacinas que precisava hoje”.

Restrição
Crianças gripadas, com episódios de febre e diarreia, deverão ser vacinadas apenas após sua melhora.

Pontos de atendimentos e vacinas disponíveis
Com exceção das Unidades Marcelo Cândia, Lélio Silva e Rubin Aronovitch, todas as outras UBSs estão disponibilizando as seguintes vacinas para o público-alvo da campanha com os imunizantes: vacina DTP e pentavalente, BCG, vacina contra poliomielite, vacina tríplice viral, sarampo, caxumba, rubéola e varicela (SCRV), vacina contra hepatite A, vacina contra hepatite B, vacina contra varicela, vacina contra febre amarela, vacina contra HPV, vacina contra rotavírus humano G1P1, meningo C, meningo ACWY e Pneumo 10 valente.