O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou nesta quarta-feira (15) a construção do Complexo Turístico Rampa do Açaí. O local é um ponto tradicional para escoamento de produtos vindos das regiões próximas de Macapá, especialmente o açaí. Além disso, será mais uma área turística da capital amapaense.
A inauguração ocorreu com fogos de artifício para celebrar a mais nova conquista de Macapá: um espaço digno para os produtores e batedores de açaí, além de ser o mais novo ponto turístico da cidade.
A entrega da obra estava prevista para 12 de junho, mas a gestão municipal a finalizou em 29 dias antes do prazo.
O açaí, um fruto típico da região amazônica, é o principal alimento na mesa das famílias amapaenses. A nova Rampa do Açaí é mais do que uma obra, é a valorização dos produtores e compradores do fruto.
Antônio Alves, presidente da Associação dos Batedores e Produtores de Açaí no Amapá, afirmou que, durante muitos anos, não tinham o mínimo para exercer a profissão, devido ao ambiente de trabalho em um local a céu aberto.
“Essa entrega é importante, pois valoriza os trabalhadores, hoje estamos conquistando verdadeiramente uma condição digna para as pessoas que trabalham aqui, pessoas que tiram o sustento de suas famílias neste espaço”, afirmou.
Nilson Nogueira, representante dos empreendedores da Rampa do Açaí, que trabalha há anos no espaço, relembrou dos dias em que não tinham o básico, ficavam sujeitos a chuva e sol.
“Trabalho há 15 anos na rampa. Antes não tínhamos nada, hoje temos tudo. É gratificante termos dignidade não somente para nós que trabalhamos aqui, mas também para todos de Macapá que vão poder desfrutar desse ambiente”, destacou.
A Prefeitura de Macapá entrega esta obra com o objetivo de proporcionar segurança, dignidade, qualidade e acolhimento para quem vem comprar o maior produto da região norte, seja para consumo ou venda, além de prestigiar o majestoso Rio Amazonas.
“Por muitos anos, presenciamos esses trabalhadores debaixo de chuva e sol. Ninguém olhava nos olhos de cada trabalhador. Mas na nossa gestão, priorizamos chamá-los para ouvir as demandas, bem como estamos proporcionando um novo espaço digno de trabalho. A Rampa do Açaí é o mais novo cartão postal da capital do Meio do Mundo”, disse Dr. Furlan, prefeito de Macapá.
O investimento para a reconstrução foi de R$7.524.817,76 (Sete milhões, quinhentos e vinte e quatro mil, oitocentos e dezessete reais e setenta e seis centavos) exclusivo do Tesouro Municipal.
Os visitantes poderão conhecer a história do açaí por meio de um QR code em uma placa no meio do píer.
O espaço possui um píer em concreto armado em formato de “T”; dois restaurantes; uma açaiteria; geleira; banheiros convencionais e com acessibilidade; um mirante de 120 metros quadrados para contemplação do Rio Amazonas; e uma praça.
A estrutura do local inclui a utilização do concreto armado com cobertura em telha curva (para simbolizar as ondas do Rio Amazonas), estrutura metálica, guarda-corpo de aço nas laterais do píer, edificação para administração e fiscalização do lugar.
A Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) foi responsável pela obra, com a execução dos serviços realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).
Durante o período da execução das obras, as atividades estavam funcionando temporariamente no estacionamento do Complexo do Araxá. Agora, com a finalização da edificação, os trabalhadores retornaram para a Rampa do Açaí.
Projeto Orla Viva
A obra do local faz parte do projeto turístico Orla Viva, um investimento da Prefeitura que busca estruturar a orla da cidade com praças, áreas de contemplação, quadras de esportes, reformas de infraestrutura e iluminação de led. Portanto, o projeto visa fomentar o turismo e a economia de Macapá.
Confira mais fotos | Fotos: Jesiel Braga/PMM