Prefeito Dr. Furlan empossa a primeira Secretária da Mulher de Macapá 

Nova pasta tem como missão formular e executar políticas públicas para mulheres no município

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Dr. Furlan deu posse a primeira secretária da mulher de Macapá, Maria Neucila de Oliveira | Foto: Arthur Alves/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou nesta segunda-feira (22) a criação da nova pasta de administração pública de Macapá e nomeou a primeira Secretária Municipal da Mulher (Semmu), Maria Neucila de Oliveira. A pasta terá como objetivo promover ações integradas para o desenvolvimento e a valorização das mulheres na capital amapaense.

A nova pasta foi criada por meio da Lei Complementar Nº 187/2023-PMM, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Dr. Furlan.

A secretaria da mulher tem como missão formular e executar políticas públicas para eliminar as discriminações que atingem as mulheres, garantir a igualdade de oportunidades e de direitos.

Maria Neucila de Oliveira é psicóloga de formação e já foi Secretária de Estado da Administração no mandato do governador do Amapá, Annibal Barcellos, nos anos 90. Além de já ter sido Secretária de Administração de Macapá.

“A nova secretaria vai contribuir para o fortalecimento da cidadania, da autonomia e da emancipação das mulheres macapaenses e fomentar a participação das mulheres nas esferas comerciais, industriais, sociais, familiares e de bem-estar em Macapá.”, afirma o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Quem é a secretária da mulher?

Maria Neucila de Oliveira tem 80 anos e já presidiu as comissões de concursos no âmbito federal, estadual e municipal, e o primeiro concurso do tribunal de contas do estado. Maria já foi Secretária de Estado da Administração, Secretária da Junta Comercial do Estado do Amapá, Secretária de Ação Social do ex-território federal do Amapá.

“Com a nova pasta, vamos articular e integrar as ações da Prefeitura voltadas para as mulheres e estabelecer parcerias com órgãos e instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos relacionados às mulheres”, conta a secretária da Mulher de Macapá, Maria Neucila de Oliveira.