Mais duas comunidades rurais receberão investimentos da gestão municipal. Neste sábado (16), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou Ordem de Serviço (OS) que autoriza a construção dos Espaços Família, nos distritos de São Joaquim do Pacuí e Tracajatuba I.
As áreas de lazer terão mesas de xadrez, dama, dominó e ping pong; uma mesa de tênis; balanços; playground; brinquedos para Pessoas com Deficiência (PCD); escorregador; duas mesas de futmesa; gramado; alambrado e paisagismo. O investimento é de R$ 121.000.
São Joaquim ganhará um novo Centro Comunitário. Em Tracajatuba I, a Prefeitura revitalizará a estrutura existente. Os locais contarão com copa, dois banheiros, um salão e uma área de serviço em 118,88 metros quadrados de área construída. Serão investidos R$ 364.550 para cada local. Ambos os valores são do Tesouro Municipal.
Os logradouros servirão para reunir a população em um ambiente moderno e seguro, onde a população possa dialogar sobre melhorias à região, bem como realizar festas, eventos, formações e velórios, em caso de necessidade.
A primeira agenda iniciou por volta das 9h. Em Pacuí, a cerimônia de assinatura da OS ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aurino Ramos. Dr. Furlan, a primeira-dama e titular da Secretaria de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan, e a equipe foram acolhidos pelos habitantes e teve café da manhã. Oito crianças paramentadas realizaram apresentação natalina. Todas são alunas do educandário.
São Joaquim do Pacuí possui 32 comunidades. O lugar fica uma hora distante da capital Macapá.
A servidora pública, Geovana Tavares, mora na localidade há 45 anos. Ela avaliou a novidade. “Ainda não temos um espaço adequado para atividades comunitárias. As crianças andam dispersas e sem algo para fazer. A chegada do Espaço Família será essencial para os filhos da comunidade”.
Em seguida, a comitiva Municipal e vereadores deslocaram-se a Tracajatuba I para mais uma assinatura de OS. Segundo informações da Associação de Moradores, residem no território 700 pessoas, divididas em 112 casas e 22 comunidades e vilas.
O atual centro está localizado na comunidade de Santa Cruz. Foi construído em 2000. A sede é palco para realização de variadas festas tradicionais, como o desfile de 7 de setembro e o Festival do Agricultor, no mês de julho.
Este último é uma vitrine da agricultura familiar. Produtores expõem e vendem alimentos feitos no distrito. Também ocorre a degustação e noite cultural, com danças de Marabaixo.
“Recebemos com prazer e satisfação a Ordem de Serviço em nosso distrito. Vamos ter um lugar adequado para a reunião do povo. Em nome dos moradores, agradeço a benfeitoria. A zona rural precisa de melhorias. E aos poucos estão chegando”, manifestou Delso Tavares, morador de Tracajatuba I há 50 anos.
Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) será a executora e fiscalizadora das atividades.
“A prioridade da gestão é criar uma nova Macapá. Buscamos melhorar ainda mais a infraestrutura, que cresceu em três anos. Isso é fruto de muito trabalho. São avanços em calçamento, pavimentação e passarelas. A gestão é de compromisso e está perto da população. Atende a coletividade, ouve e não tem medo de assumir responsabilidades”, ponderou o gestor da Semob, Cássio Cruz.
“São duas políticas públicas fundamentais. No Tracajatuba I, vamos asfaltar e revitalizar as arquibancadas do campo e recuperar a quadra de vôlei, próximos ao centro. É um dia de comemoração e de festa”, frisou Dr. Furlan.
| Fotos: Jesiel Braga/PMM