Prefeito Dr. Furlan apresenta à imprensa macapaense as obras e estrutura do Instituto Macapaense de Pediatria (IMPE)

IMPE será a primeira unidade de internação infantil da cidade e contará, inicialmente, com 45 leitos

Por Karla Santos - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Na manhã desta terça-feira (17) o prefeito de Macapá, Dr Furlan, juntamente ao secretariado municipal, recebeu a imprensa para realizar visita técnica às obras do Instituto Macapaense de Pediatria (IMPE), localizado na zona norte da cidade. Será a primeira unidade de internação infantil.

“O IMPE representa um grande avanço para a saúde dos macapaenses, em especial para as crianças, público-alvo da unidade. Os serviços estão sendo finalizados para que possamos, em breve, entregar um local bem estruturado e acolhedor para a população”, afirmou o prefeito Dr. Furlan.

Inicialmente, o encontro ocorreu no prédio da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), na Avenida Presidente Vargas, bairro central. A imprensa pôde desfrutar de um café da manhã e tirar as dúvidas sobre os serviços que estão sendo executados na estrutura do IMPE.

“Esse momento junto aos profissionais da imprensa serve também de agradecimento à comunicação que divulga serviços públicos para a população”, disse Diego Santos, secretário de Comunicação Social.

Em seguida, partindo da PMM, a imprensa, secretariado, prefeito e primeira dama, seguiram de ônibus até o canteiro de obras do IMPE, na Rua Santo Expedito, bairro Boné Azul, na Zona Norte da cidade. No local, o prefeito apresentou as dependências do prédio e concedeu coletiva para os profissionais de mais de 30 veículos de imprensa.

Instituto Macapaense de Pediatria: a primeira unidade de internação infantil de Macapá

A obra, que está a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, conta com mais de 80% dos serviços concluídos. O recurso de 14,2 milhões de reais é proveniente da articulação da bancada federal, mais a contrapartida municipal.

A unidade voltada à internação infantil será pioneira no município. Contando, já em sua abertura, com 45 leitos, atenderá casos de urgência e emergência de crianças e adolescentes na faixa-etária de 0 a 14 anos. 

“Os leitos serão distribuídos entre: observação, internação, salas amarela e vermelha para pacientes em estado grave e unidade de terapia semi-intensiva”, informou a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Érica Aymoré.

A unidade foi estruturada com: sala de recepção, circulação, higienização, sala de utilidades, rouparia, vestiários masculino e feminino, lavatório e depósito de materiais líquidos, expurgo, copa, equipamentos, roupa suja e sala de faturamento, farmácia, sala de T.I, coordenação e lavatório, posto de enfermagem para o atendimento intensivo e posto para o atendimento dos leitos simples, descanso dos médicos e multidisciplinar, necrotério e área técnica de saúde.