Plataforma on-line de cuidado à saúde mental é discutida entre Comjuv e Semsa

O diálogo serviu para alinhar a realização do projeto, além da possível inserção da plataforma no Plano Municipal de Combate ao Suicídio.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, através da Coordenadoria Municipal da Juventude (Comjuv), reuniu nesta quinta-feira (11) com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para alinhar, de forma conjunta, a execução de projeto voltado à saúde mental da população jovem.

O encontro serviu para a apresentação do projeto aos gestores da Semsa e busca desenvolver uma plataforma on-line de interação entre jovens de 15 a 29 anos com psicólogos, no intuito de garantir facilidade ao paciente na procura do serviço, melhora na qualidade de vida e da saúde mental.

“Esperamos que por meio dessa ação os jovens possam ter uma nova perspectiva de vida e maneiras de enfrentar seus problemas da melhor forma possível, baseado no Estatuto da Juventude, que assegura à juventude o direito à saúde e qualidade de vida”, destacou o coordenador da Comjuv, Marcelo Carvalho.

A reunião contou com a presença da Coordenadora de Atenção Básica da Semsa, Joelma Ribeiro, e o Coordenador de Saúde Mental , Jefferson Melo, para o diálogo da execução do projeto em parceria. Nas tratativas foi levantada a possibilidade da inserção do projeto no Plano Municipal de Combate ao Suicídio.

“O projeto de vocês casa com nosso Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio. Nele está previsto um serviço específico de atendimento para pessoas em crise suicidas. O plano já existe deste setembro mas vai ser efetivado em 2022, sendo que dentre os serviços falta justamente um canal para esse atendimento, seja por telefone, link ou outra plataforma”, pontuou o Jefferson Melo.

Com isso, outras reuniões devem acontecer para verificar como desenvolver e agregar um projeto a outro, contando com psicólogos da Semsa e outros da Semdh na garantia desses serviços à população jovem.