Pedidos da população à ouvidoria da Semob resultou em mais de 1,5 mil atendimentos em Macapá

Canal de comunicação foi criado para receber os pedidos como pavimentação, limpeza de bueiros e canais naturais.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura

Serviços de terraplanagem e pavimentação lideram pedidos da Ouvidoria da Semob | Foto: Arquivo/PMM

Os trabalhos da Prefeitura de Macapá avançam, sobretudo, quando a própria população ajuda, seja na preservação dos espaços públicos, seja informando onde os serviços precisam chegar. E isso é possível com canais de comunicação como as ouvidorias.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) mantém esse contato direto com o munícipe. Só em 2021, a pasta realizou 1.568 atendimentos com demandas da ouvidoria. Os pedidos mais comuns são recapeamento asfáltico, limpeza de bueiros e canais naturais, que são as atribuições de execução direta da Semob.

As solicitações dos serviços urbanos são recebidas através dos dois números do WhatsApp e também pela internet, pela plataforma Macapá ON.

O balanço contabilizou 128 pedidos para requalificação asfáltica, conhecido como tapa-buraco; 149 solicitações para desobstrução de bueiros; 227 para pavimentação ou serviço de terraplanagem; 162 pedidos de drenagem, 175 petições para construção ou reforma de passarelas e 100 de recapeamento asfáltico.

O maior número de solicitações foi para os serviços de competência de outras secretarias como limpeza e doações de cestas básicas, nesse caso, foram 536 contatos. Além disso, 90 atendimentos estão pendentes porque os munícipes não enviam todas as informações necessárias para a conclusão dos requerimentos.

A ouvidora da Semob, Ângela Evangelista, diz que todos os dias chegam mensagens sobre algum serviço oferecido pela Prefeitura de Macapá, que são registrados e encaminhados para os setores responsáveis.

“Nosso trabalho é feito também em parceria com outras pastas municipais direcionando os pedidos para que o munícipe não fique sem resposta. Já o que compete a secretaria de Obras, são enviados para os setores responsáveis para andamento”, explica.

O levantamento feito pela ouvidoria permite que a Semob direcione as frentes de trabalho para os locais que necessitam de medidas emergências, ou que posteriormente serão incluídos em projetos com emendas federais.

Equipe da ouvidoria vai até o local para levantamento fotográfico | Foto: Narah Pollyne/PMM

Protocolo das demandas
Assim que a solicitação é recebida pela ouvidoria, o pedido passa por algumas etapas até a sua resposta definitiva ao cidadão. O processo instaurado pode ser acompanhado pelo reclamante por meio do número de protocolo gerado.

Após aberto o processo, uma equipe técnica da Subsecretaria de Infraestrutura Urbana se desloca até o local para avaliar quais serviços e trabalhos imediatos podem ser realizados para amenizar a situação dos moradores. Os locais entram para o cronograma de ações diárias, de acordo com a capacidade de execução da Semob.

Atendimento
As solicitações podem ser feitas pelos números (96) 98813-4923 e (96) 98802-8376 apenas por mensagens de texto. O atendimento está disponível das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.