Peça teatral incentiva alunos de escola municipal de Macapá a combater o tabagismo

Programação aconteceu na escola Caetano Tomaz, e recebeu auxílio do Programa Saúde na Escola.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Mais de 200 estudantes prestigiaram a programação | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Caetano Tomaz, localizada no bairro da Fazendinha, teve um recreio diferente na sexta-feira (10). Os alunos participaram de uma ação de combate ao tabagismo, com uma peça teatral encenada pela própria equipe da instituição. O evento contou com a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE), e terá outras atividades ao longo do ano.

Mais de 200 crianças assistiram a peça, entre turmas do 1°, 2° e 4° ano do ensino fundamental. O objetivo é conscientizar os jovens sobre os malefícios do tabagismo, para desestimular a prática e promover a saúde das crianças.

A estudante Isis Awany, do 4° ano, aprovou a ação e diz que momentos como este a motivam a combater a prática fora do ambiente escolar. “Às vezes convivo com pessoas que fumam, e não gosto disso. Peço para pararem, porque faz mal. Por isso é importante aprender sobre isso na escola”, conta.

Além da peça, os estudantes participarão de palestras, exposições de trabalhos feitos em sala de aula e concursos culturais.

A professora Sara Barbosa escreveu a peça, e afirma que combater o uso de drogas também é incentivar outras práticas saudáveis, como a alimentação nutritiva e a prática regular de exercícios físicos.

“Trabalhamos a temática [do tabagismo] durante a semana toda, de forma interdisciplinar. Hoje, o tabagismo atinge nossas crianças muito cedo, então precisamos de muito empenho no combate à prática”, explica a professora.

Saúde na Escola
O combate ao tabagismo e uso de drogas é um dos eixos temáticos promovidos pelo PSE. O programa auxiliou a equipe pedagógica da Emef Caetano Tomaz na programação, disponibilizando capacitação e acompanhamento aos profissionais da unidade.

O PSE faz parte da política intersetorial realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação. O programa visa integrar educação e saúde de forma permanente, proporcionando melhorias à qualidade de vida dos educandos.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.