‘Passeio Ciclístico Outubro Rosa’ reúne cerca de 100 esportistas para pedal nas ruas de Macapá

Percurso de 8 quilômetros foi realizado neste sábado (29).

Por Loiana Matos - Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer

Participantes do passeio ciclístico percorreram 8 quilômetros nas principais vias de Macapá | Foto: Vinícius Barbosa/PMM

Com o foco de alertar as mulheres sobre o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Macapá promoveu neste sábado (29), um passeio ciclístico com percurso de 8 quilômetros, da zona norte ao centro da capital. O evento esportivo ainda ofertou aos ciclistas uma ação de saúde ao final do trajeto, na Praça Floriano Peixoto.

Cerca de 100 ciclistas participaram da programação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel). O passeio ciclístico também teve o apoio do Grupo de Ciclistas Organizados de Macapá e Santana.

A largada saiu da zona norte, em frente à Escola Estadual Darcy Ribeiro. Os esportistas percorreram 8 quilômetros, avançando a Via Expressa Anníbal Barcellos e principais ruas e avenidas da cidade, até chegar na praça Floriano Peixoto, no centro da capital. No local, um banquete de frutas estava sendo servido, para hidratar os participantes.

Quem aproveitou o momento foi a administradora Jaqueline Monteiro, de 55 anos, que descreveu a importância que o esporte tem em sua vida.

“O ciclismo é a forma que encontrei para me exercitar, de socializar, é onde sinto vontade de interagir e integrar um grupo. É através dessa prática que cuido da minha saúde. O esporte que é completo, trabalha corpo e mente. Por isso, digo que o passeio foi maravilhoso, pois é sempre bom lembrar que precisamos anualmente realizar exames de prevenção do câncer”, complementa.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, acompanhou de bike todo o trajeto. Antes do pedal, ele aproveitou para lembrar das ações que a Prefeitura vem promovendo, não apenas no mês de conscientização do Outubro Rosa, mas durante todo o ano.

“A Prefeitura de Macapá atua, desde o início da gestão, com iniciativas para a saúde feminina. A exemplo disso, temos o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, que oferta exames de mamografia, e mais recentemente ultrassom de mama. Isso é política pública, pois implantamos em livre demanda, ou seja, a mulher que necessita e tem o pedido médico, pode procurar o espaço para a realização do procedimento”, explica.

Programação também contou com uma aula de zumba | Foto: Vinícius Barbosa/PMM

Ação de saúde
Na chegada à Praça Floriano Peixoto, equipes da Semsa realizaram testes rápidos e de Covid-19, orientações nutricionais e sobre a importância do autoexame para detecção de lesões na mama, massoterapia, além de informações acerca dos procedimentos ofertados na rede municipal de saúde.

A dona de casa Angelina Souza, de 49 anos, aproveitou a ação para realizar testes rápidos. Ela conta que durante a semana não consegue ir até o posto de saúde, por isso, quando ficou sabendo da programação, correu para prestigiar.

“Ações de saúde nas praças ou ao ar livre são importantes, principalmente nos fins de semana. Muita gente que não tem tempo, como eu que trabalho em casa, acaba não conseguindo ao longo da semana. Então, hoje tirei esse tempinho e vim aqui me cuidar. Aqui tá bem bonito de ver”, destaca.

A programação contou ainda com uma aula de zumba, movimentando quem tinha pique, além de uma palestra ministrada pelo médico mastologista Mauro Secco, que listou algumas orientações para que as mulheres cuidem da própria saúde. O alerta foi direcionado para exames preventivos, pois em casos de câncer, o diagnóstico cedo contribui para um tratamento com maior chance de cura.

“Todos os participantes ficaram felizes em saber que a Prefeitura de Macapá está apoiando e valorizando o movimento dos ciclistas, como este evento do Outubro Rosa. É muito compensador para a gestão promover ações de incentivo às práticas esportivas”, finalizou o coordenador municipal de Esporte e Lazer, Bruno Igreja. 

Passeio ciclístico saiu da zona norte até o centro de Macapá | Foto: Vinícius Barbosa/PMM