Passagem da Caravana do Esporte e Caravana das Artes por Macapá deixa legado de boas práticas pedagógicas para as escolas da rede municipal de ensino

Neste último dia de programação, os professores receberam certificados de conclusão de seus cursos em esporte educacional e artes

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Encerramento da programação da Caravana do Esporte e Caravana das Artes | Foto: Jesiel Braga \PMM

Nesta quinta-feira (10), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou o encerramento da programação da Caravana do Esporte e Caravana das Artes, que iniciou na terça-feira (8), num clube campestre da Zona Sul de Macapá, e envolveu dezesseis escolas de ensino fundamental do município, contemplando 1800 estudantes e capacitando mais de 200 professores em esporte educacional e artes, com inclusão de pais e cuidadores de crianças neuroatípicas.

Para a secretária de Educação, Monick  França, a passagem das caravanas por Macapá deixa um legado de vivências e aprendizado que será multiplicado pelos professores que participaram das capacitações, para toda a rede de ensino do município,  especialmente no que diz respeito à inclusão.

“Foram três dias intensos de atividades, tanto para as crianças que se divertiram com uma infinidade de brincadeiras, envolvendo jogos, danças e música, quanto para os professores que saem das capacitações enriquecidos de conhecimentos e trocas de experiências, e que levarão todo esse aprendizado para as escolas, “destacou a secretária.

Neste último dia de programação, os professores receberam certificados de conclusão de seus cursos em esporte e artes.

A professora Josilania Feitosa, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Emef Amapá, falou de sua satisfação em fazer parte das capacitações. “Nas capacitações de artes nós aprendemos e vamos levar aos nossos alunos atividades relacionadas à dança, musicalidade, coreografias e outras abordagens artísticas para enriquecer o aprendizado das crianças”, explicou a professora.

A estudante da Emef Goiás, Rebeca Freitas, de 10 anos, estava treinando slackline com as amiguinhas e contou um pouco sobre o que fez durante a programação. “Eu joguei vôlei, basquete, dancei e brinquei muito. Agora estou aprendendo a andar nesta fita (slackline)”, disse a garota, sorridente.

Vivian Schaeffer, uma das coordenadoras das caravanas e gerente de projetos da Caravana das Artes ressaltou a importância que esse legado deixado em Macapá, pelos dois projetos, se transforme em política pública beneficiando as escolas. “Tudo que a gente mais deseja é que o aluno tenha direito a se divertir, a brincar, a aprender de uma forma lúdica e atrativa para  eles”.

Vivian Schaeffer, uma das coordenadoras das caravanas e gerente de projetos da Caravana das Artes | Foto: Jesiel Braga/PMM

Os profissionais da Divisão de Educação Especial (DEE), da Semed, estiveram diretamente envolvidos em todo o processo de realização dos projetos das caravanas no município. Sobre isso, a coordenadora do projeto Jogos Paralímpicos, da Semed, Luziwânia Oliveira, responsável pela coordenação e organização do evento em Macapá, destacou o empenho de todos para que a programação fosse o sucesso que foi.

“Finalizamos hoje a programação, com sentimento de dever cumprido. Vimos nesses três dias, nossas crianças brincando, jogando, se divertindo. Nesse mundo tecnológico de hoje, é gratificante ver nossos alunos vivenciando atividades reais, de movimento e interatividade. Só temos a agradecer a passagem das caravanas por Macapá”, disse a coordenadora.

Sobre as caravanas

A Caravana do Esporte e Caravana  das Artes são projetos itinerantes que contam com o apoio do Unicef e outras entidades, realizado pelo Instituto Mpumalanga e Instituto Esporte & Educação, com a parceria das prefeituras. Em Macapá, o projeto é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com suporte de outras pastas da Prefeitura.

Confira mais fotos