‘Participei pela primeira vez e vendi bem meus produtos’, diz louçeira do Maruanum sobre Feirão do Povo em Macapá

Castorina Silva comercializou panelas de barro na programação da Prefeitura em homenagem ao Dia do Trabalhador.

Por Mônica Silva e Wellington Barros* - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Castorina Silva trabalha desde os 16 anos e veio do Maruanum para o Feirão do Povo | Foto: Wellington Barros/PMM

“Sou do Maruanum, a distância e a falta de transporte sempre dificultavam minha ida para as feiras em Macapá. Participei pela primeira vez e vendi bem meus produtos”, comemora a louceira Castorina Silva, de 47 anos. Ela percorreu cerca de 58 quilômetro até a capital, para participar neste domingo, 1º de maio, do Feirão do Povo, na Praça Floriano Peixoto, em Macapá.

O evento celebrou o Dia do Trabalhador, promovido pela Prefeitura, que ofereceu uma vasta programação cultural, com a presença de feiras de artesanato, venda de plantas ornamentais, verduras e temperos, show artísticos e a tradicional pescaria, que contou com duas toneladas de peixes.

FOTOS: Prefeitura de Macapá retoma tradicional pescaria na Floriano Peixoto no Dia do Trabalhador
FOTOS: Dia do Trabalhador é comemorado com Feirão do Povo e pescaria, em Macapá

Assim como Castorina, outros 80 empreendedores de diversos segmentos participaram da 2ª edição do Feirão do Povo, que fomenta o trabalho desenvolvido por esses profissionais.

Débora Cintia Ferreira vendeu molho de pimenta no Feirão do Povo, em Macapá | Foto: Wellington Barros/PMM

Debora Cintia Ferreira, de 39 anos, trabalha com a produção de molho de pimenta. Há um ano e três meses, tenta expandir os negócios e foi através das feiras itinerantes, que ela viu a oportunidade de aumentar o lucro.

“Vender nessas feiras com programações variadas é uma forma de ganhar mais clientes que tem em único espaço vários produtos. Além de estar vendendo bem, ganhei muitos novos clientes, que bom que estamos tendo essa oportunidade aqui no Feirão do Povo”, disse Débora.

Maria Áurea, conhecida como ‘Negra Áurea’, trabalha há 25 anos como escritora | Foto: Wellington Barros/PMM

O espaço direcionado para empreendedores também proporcionou a professora Maria Áurea, de 50 anos, divulgar suas obras literárias. Conhecida como “Nega Áurea”, ela já atua como escritora há 25 anos.

“Estou aqui no Feirão do Povo mostrando meu trabalho genuinamente amapaense que fala da história negra. Deca Moleca e Lendas Tucujus são meus livros mais novos e ver o interesse dos visitantes naquilo que faço me deixa muito feliz”, contou animada.

Há seis meses, Hudson Moura, de 35 anos, decidiu cultivar em casa plantas ornamentais e viu na produção a oportunidade de ganhar dinheiro extra. Quando soube da programação do Dia do Trabalhador, organizada pela Prefeitura de Macapá, cuidou de garantir seu espaço. “Estou começando meu negócio agora e agarrei a chance para fomentar as vendas”, disse.

Hudson Moura, de 35 anos, trabalha há 6 meses com venda de plantas cultivadas por ele | Foto: Wellington Barros/PMM

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação.