Ouvidoria de Macapá participa de debate sobre transparência e cidadania

Capacitação ofertada pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE) possibilitou troca de conhecimento acerca da prevenção à corrupção.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Servidores da Controladoria de Macapá após capacitação promovida pelo TCE | Foto: SMTC/PMM

A importância da transparência e cidadania na gestão pública foi o tema de um treinamento realizado com os servidores da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). A capacitação foi realizada na quinta-feira (5) e destinada aos profissionais que atuam na Ouvidoria Geral do Município.

O treinamento foi ofertado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE) e abordou a ouvidoria como instrumento de transparência e cidadania. O debate abrangeu servidores e gestores sobre a necessidade de uma ouvidoria atuante, como ferramenta de prevenção à corrupção.

De acordo com o ouvidor geral do Município, Carlos Corrêa, o treinamento permitiu uma troca de conhecimento, vivências e experiências com outras ouvidorias de fora do Amapá.

‘’A pasta é verdadeiro tripé de controle social e de gestão de qualidade dos serviços públicos, ao lado da Controladoria e Corregedoria. Em Macapá, somos mais do que mero canal de denúncias, pois garantimos uma visão holística sobre melhorias, aperfeiçoamento e aprimoramentos da prestação dos serviços públicos de modo efetivo e eficaz para os munícipes’’, explica.

Participaram também da capacitação as ouvidorias setoriais das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e de Saúde (Semsa).

Ouvidoria municipal
As ouvidorias municipais são setores essenciais no controle de qualidade dos serviços ofertados, sendo pontes entre os cidadãos e a Prefeitura de Macapá.

O cidadão pode buscar o serviço pela internet, através da plataforma 1Doc, acessada pelo site da Prefeitura de Macapá, e também pelo aplicativo WhatsApp no número (96) 98802-1186, para mensagem e ligações. Caso o munícipe prefira o atendimento presencial, o protocolo pode ser realizado na própria ouvidoria, situada na Avenida Coriolano Jucá, nº 66.