Ouvidoria da Semob realiza mais de 400 atendimentos nos meses de junho e julho

Os pedidos mais recebidos são de requalificação asfáltica e desobstrução de canais naturais. As solicitações são feitas pelos munícipes e enviadas para os números da ouvidoria, disponível das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) contabilizou 441 atendimentos realizados através do serviço da ouvidoria durante os meses de junho e julho. As solicitações foram feitas pelos munícipes e enviadas para os números (96) 98813-4923 e (96) 98802-8376. 

Esse canal de comunicação direta com a população foi criado para receber os pedidos de serviços urbanos como recapeamento asfáltico, limpeza de bueiros e canais naturais, que são as atribuições de execução direta da secretaria de obras. O atendimento está disponível das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com o balanço, foram realizados 441 atendimentos, sendo 144 atendimentos concluídos, quando o pedido é encaminhado para o setor responsável para resolução; 89 atendimentos não concluídos, que estão ainda em processo de análise da equipe técnica da Semob; 72 atendimentos pendentes, quando os munícipes não enviam todas as informações necessárias e 136 atendimentos de outra secretarias.   

“Nós recebemos diversas solicitações diárias com os pedidos da população, nosso trabalho é encaminhar as solicitações para o setor responsável dentro da Semob para que os problemas sejam resolvidos. Ainda assim, recebemos muitas demandas de outras secretarias, nesse caso, encaminhamos a população para fazer seu pedido na plataforma 1Doc”, disse a ouvidora, Ângela Evangelista.

Os serviços mais solicitados ainda são recapeamento asfáltico (tapa-buraco) e a desobstrução de canais naturais, principalmente no período chuvoso. O levantamento feito pela ouvidoria permite que a Semob direcione as frentes de trabalho para os locais que mais necessitam.

“A partir das mensagens que recebemos na ouvidoria, pedidos dos vereadores, representantes de bairro e também da Secretaria Municipal de Mobilização Social e Participação Popular, nós podemos identificar as emergências e criar uma lista de prioridade de execução dentro da capacidade da Semob. Em locais mais emergenciais do serviço fazemos com recursos do tesouro municipal e em outros casos buscamos recursos federais”, finalizou o secretário Cássio Cruz.

Protocolo
Assim que a solicitação é recebida pela ouvidoria, o pedido passa por algumas etapas até a sua resposta definitiva ao cidadão. O processo instaurado pode ser acompanhado pelo reclamante por meio do número de protocolo gerado. Após aberto o processo, uma equipe técnica da Subsecretaria de Infraestrutura Urbana se desloca até o local para avaliar quais serviços e trabalhos imediatos podem ser realizados para amenizar a situação dos moradores. Os locais entram para o cronograma de ações diárias, de acordo com a capacidade de execução da Semob.