Oficina de designer de sobrancelhas incentiva geração de renda para jovens do bairro Congós, em Macapá

Grupo com 18 moradoras participaram nesta terça-feira (14), do curso ofertado pela Prefeitura.

Por Wellington Barros* - Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Oficina reuniu 18 jovens do bairro Congós, na zona sul de Macapá | Foto: Wellington Barros/PMM

Nesta terça-feira (14), um grupo de 18 mulheres participou do curso de designer de sobrancelhas promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) em parceria com a Associação de Moradores do bairro Congós, na zona sul de Macapá. A ideia é capacitar este público para o mercado de trabalho.

O objetivo da oficina, realizada no Centro Comunitário Profissionalizante do Congós, foi levar o conhecimento prático de como modelar os vários tipos de sobrancelhas, ensinando todo o processo necessário desde a limpeza correta, as demarcações, retirada de pelos com pinças e navalhas e a finalização com o desenho.

“Acho muito importante ter programações assim aqui no bairro, ter esse espaço para nos ajudar a aprender algo que iremos usar para conseguir o nosso dinheiro. É algo que faz a diferença”, comemora a estudante Diênifer Silveira Reis, de 20 anos.

Diênifer Silveira Reis, de 20 anos, quer utilizar as técnicas para empreender | Foto: Wellington Barros/PMM

A oficina teve dois momentos, no primeiro a instrutora repassou as técnicas da arte de modelar sobrancelhas mostrando o passo a passo e utilizando as alunas como modelos. Na segunda parte do curso, as participantes formaram duplas e grupos e puderam praticar o que aprenderam sob a supervisão da professora.

“Poder participar de uma oficina como essa sem precisar gastar nada e sem sair do bairro nos ajuda muito. Aqui a gente não precisa gastar com transporte, para nós do Congós está sendo muito bom”, relatou a jovem Rafaela de Souza Lopes, de 18 anos.

A instrutora Greyce Santos já tem 15 anos de profissão e trabalhou em um instituto em Manaus, onde fazia trabalho comunitário com mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ela conta que oportunidades como essa, ajudam as pessoas a buscarem um futuro.

“A oficina é só uma porta de entrada para elas, pois meu objetivo aqui é ensinar algo que vá despertar nelas a vontade de crescer no ramo da estética e ir muito além do designer de sobrancelhas”, reforça.

Instrutora Greyce Santos tem 15 anos de experiência na área da estética | Foto: Wellington Barros/PMM

Centro Comunitário Profissionalizante
Localizado na Rua Dr. Alberto Lima, no bairro dos Congós, o espaço conhecido popularmente pelos moradores como “centrinho” é administrado pela Semtradi e foi criado com o objetivo de capacitar a população do bairro para inseri-los no mercado de trabalho.

“O centro profissionalizante está cumprindo com sua missão de trazer capacitação para a comunidade. Ouvimos a demanda deles e oferecemos o espaço e a estrutura para a realização da oficina”, disse Arivelton Silva, coordenador do setor de Trabalho, Emprego e Renda da secretaria.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação.