Prefeitura realiza ação contra a proliferação do mosquito da malária na Zona Norte de Macapá

Malária é transmitida através da picada da fêmea  mosquito Anopheles. Os sintomas da doença é febre alta, calafrios, tremores e dores de cabeça

Por Andreia Tavares* - Secretaria Municipal de comunicação Social

A ação tem como objetivo controlar a proliferação do mosquito da malária | Foto: Nágila Rocha

Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Macapá realizou uma ação de conscientização e combate contra o mosquito vetor da malária em uma área de ocupação no bairro Infraero II. Foram ofertados exame de gota espessa, busca ativa, testes rápidos, instalação de mosquiteiros e borrifação intradomiciliar.

A ação aconteceu em conjunto entre as secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS), Saúde (Semsa), Direitos Humanos ( SMDH) e Secretaria Municipal de Assistência social (Semas) e oferece uma maior segurança para os moradores.

“Essa ação tem o objetivo de fortalecer o trabalho que já tem sido feito nesse local, pois estamos com uma alta de casos de malária. Estamos intensificando as ações de busca ativa e testagem e para começar a medicação imediata para quem testar positivo”, afirma o secretário de Vigilância e Saúde, Gilmar Domingues.

Thainara Barbosa, de 25 anos, mora no conjunto há 3 anos e aproveitou a chance para fazer o exame de gota espessa.

“É bom ações como essas tanto para evitar que mais casos aconteçam quanto para as pessoas que já tem possam procurar ajuda o mais rápido possível”, conta a moradora.

A malária é transmitida através da picada da fêmea mosquito Anopheles. Os sintomas da doença é febre alta, calafrios, tremores e dores de cabeça. O melhor tipo de tratamento para a malária e a prevenção. O uso de mosquiteiro e as telas em casa pode evitar que o mosquito entre em contato com as pessoas.

“Nós estamos aqui com 3 equipes monitorando a situação do local e atuando no sentido de controlar a situação e proporcionar tranquilidade para os moradores”, frisa o chefe do departamento de vigilância ambiental, Carlos Nelson.

Andreia Tavares* – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Confira mais fotos