‘O teste é mais segurança no trabalho e para a família’, diz motorista durante força-tarefa contra Covid-19

O fluxo segue intenso nestas primeiras horas de ação de testagem e vacinação realizada neste sábado (22), pela Prefeitura de Macapá e o Ministério da Saúde.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O trabalhador Ivanil Duarte da Silva, de 55 anos, chegou cedo a quadra da Igreja Jesus de Nazaré para garantir o atendimento na força-tarefa contra a Covid-19 em Macapá. A ação de testagem e vacinação está sendo realizada pela Prefeitura e o Ministério da Saúde (MS) neste sábado (22), com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e identificar possíveis casos de infecção por coronavírus na capital.

Seu Ivanil, que trabalha há mais de 30 anos como motorista, ressalta que decidiu fazer o teste para proteger sua família.

“O teste é mais segurança no trabalho e para a família. Minha mãe testou positivo ontem no [Covid] Santa Inês. Decidi fazer o teste aqui no Jesus de Nazaré porque foi onde tomei a minha primeira dose da vacina. Além disso, eu tinha que testar. Na empresa que trabalho tem muitos pais de família. Estou feliz pois meu teste deu negativo”, disse aliviado.

Ivanil Duarte fez o teste como uma das medidas para proteger a família

Força-tarefa
A ação de testagem em massa contra Covid-19 deseja expandir o diagnóstico da doença em Macapá. A força-tarefa está sendo direcionada para pessoas com sintomas. 

O atendimento iniciou às 8h e segue até às 16h, em quatro pontos na capital:  quadra da Igreja Jesus de Nazaré (Centro); drive-thru da Praça Floriano Peixoto (Centro); Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (zona Norte) e CEU das Artes (zona Sul). 

Teste
A ação conta com testes de antígeno, coletada pelo swab nasal ou nasofaríngeo. O resultado é confiável e fica pronto em 15 minutos. 

A ação também está ofertando a primeira, segunda e terceira dose dos imunizantes Astrazeneca, CoronaVac e Pfizer, além da dose de reforço da Janssen, para os aptos a se vacinarem. 

“Pedimos a colaboração de todos. Pode fazer o teste quem estar com sintomas. É necessária documentação com foto e carteira de vacinação, para quem vai se imunizar. É importante também manter as medidas de proteção, como o uso de máscara”, explica a secretária interina de Saúde, Alessandra Reis.