Mariana Lourrane tem 12 anos e estuda na escola municipal Sandra Tolosa, na zona norte de Macapá. Ela participou da etapa regional das Paralimpíadas Escolares, que aconteceu em Brasília (DF), e garantiu medalhas nas arremesso de peso e lançamento de pelotas. O feito a selecionou para a etapa nacional que será realizada em novembro, na cidade de São Paulo.
Em fevereiro de 2021, Mariana sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), decorrente de um aneurisma que tinha desde pequena. O acontecimento resultou na paralisação do lado direito do corpo da paratleta. “Descobrimos o aneurisma quando ela teve o AVC e mesmo operada, ela teve sequelas e criou essa deficiência”, conta a mãe da estudante, Ana Luany Pantoja.
Mariana reaprende a viver a cada dia e agora passa a conhecer o mundo de outra forma. O esporte entrou em sua vida por meio da fisioterapia que faz desde a cirurgia. Foi quando encontrou no atletismo uma forma de desenvolver suas funções motoras. “O esporte tem instigado muito a minha filha, antes ela não andava, foi muito atingida pelo AVC, mas agora ela voltou a andar e melhorou bastante”, fala a mãe.
“Eu estou muito orgulhosa e muito feliz com essa oportunidade porque eu pensei que perderia minha filha quando ela entrou naquela sala de cirurgia. Ver ela competindo me dá uma felicidade imensa e significa que ela pode e consegue. Acredito que ela vá ser campeã, mas só dela estar participando já é uma vencedora para mim”, fala a mãe emocionada.
Jogos Paradesportivos
As Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo para estudantes com deficiência do Brasil. Pela primeira vez, a Prefeitura de Macapá enviou alunos para a etapa regional da competição e os três estudantes se classificaram para a etapa nacional do evento, que acontecerá em novembro, em São Paulo (SP).
Os estudantes que participaram da etapa regional das Paralimpíadas Escolares foram selecionados a partir dos Jogos Paradesportivos, realizados em maio. O evento teve a participação de 169 crianças da rede municipal de ensino.