Novo conceito de paisagismo: novas espécies de plantas são utilizadas em jardins construídos pela Prefeitura Macapá

Projetos renovam aspecto visual com itens mais duradouros e resistentes aos espaços.

Por Joyce Batista -  Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano

Projeto de paisagismo realizado da Prefeitura de Macapá utiliza diversas espécies de plantas | Foto: Leandro Lennon/PMM

Aos poucos, um novo conceito de paisagismo está ganhando os espaços públicos da capital amapaense, por meio dos serviços da Prefeitura de Macapá. A ideia tem sido combinar plantas já conhecidas com outras espécies não tão comuns na região, todas preparadas para o clima local. O resultado, tem sido uma cidade cada vez mais bonita.

Atualmente, 36 pontos da cidade contam com esses jardins do Município, sendo seis rotatórias, nove canteiros, seis triângulos e oito jardins, além de outros seis projetos implantados em espaços públicos. Todos esses pontos recebem de forma regular, serviços como capina, poda, limpeza, rega e reposição de vasos e de itens de decoração.

Segundo a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano (Semam), que é responsável pela execução dos projetos na cidade, a escolha das plantas se dá não só pela durabilidade, mas também pela estética mais harmônica.

Além disso, com a chegada do verão em Macapá, o cronograma de regas foi intensificado para que não haja prejuízo às espécies, que mesmo adaptadas ao sol pleno, podem sofrer com a intensidade dos raios solares e altas temperaturas.

“Essa ideia de que Macapá não pode ter alguns tipos de planta é errada. A diferença vai ser sempre o tipo de cuidado e é por isso que temos equipes especializadas nesse trabalho de paisagismo e manutenção. Continuaremos com nossos projetos de criação de arborização e construção de novas áreas verdes”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

Conheça algumas das espécies utilizadas em Macapá:

Moreia – Planta herbácea muito utilizada em paisagismo de áreas externas. Com crescimento em touceiras, ela possui um aspecto selvagem e delicado ao mesmo tempo, em razão das flores com variação de flores brancas e amarelas.

Podocarpo – Planta conífera de crescimento ereto, chegando até 20 metros de altura. Ela é conhecida por sua beleza e versatilidade, podendo ser utilizada em formato de árvore ou arbusto. A espécie também pode apresentar flores amarelas em algumas épocas do ano.

Dracena-vermelha – Planta ornamental utilizado em ambientes internos e externos. Com bordas vermelhas, são conhecidas por sua beleza e resistência. A espécie pode complementar jardins e cercas vivas, além de também se desenvolverem em vasos.  

Dracena-Tricolor – Também conhecida como Dracena-de-Madagascar, essa variação da espécie possui folhas compridas e finas, com predominância da cor vermelha e traços de brando e dourado.

Buchinho – Muito utilizado em projetos de jardinagem, o arbusto de topiaria ornamental pode ser moldado para apresentar diversos formatos em razão da densidade de duas folhas. A planta pode durar até 15 anos.

Samambaias de Sol – Planta de folhas verdes rendadas. Conhecidas também como Samambaia da Espada ou Samambaia da Rainha Kimberly, a variação é a mais resistente ao sol da espécie.

Bromélia-Imperial – Herbácia, a planta possui folhas longas e largas, formando um “vaso” em seu centro que acumula água e nutrientes. Pode atingir cerca de 1,5 metro quando adulta.

Yucca – Planta ereta que normalmente não chegam a mais de um metro em vasos, mas que no jardim, podem crescer a mais de 7 e 8 metros. As folhas, que ficam na parte superior do tronco, são rígidas e variam nas tonalidades de verde.

Pinheiro cipreste – Espécie que cresce como árvore em um padrão piramidal. Dependendo da variação, algumas espécies desenvolvem copas largas e planas, enquanto outras são arbustos com menos de 6 metros de comprimento.

Ipê – Conhecidos em todo o país pela beleza de suas flores, os ipês são árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno. As suas flores possuem forma de funil, podendo ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes.

Palmeira rabo de raposa – Apresenta estipe único, cinzento, com diâmetro de cerca de 25 cm, anelado e em formato colunar ou de garrafa. A árvore também possui aspecto plumoso de cauda de raposa, como o nome diz.

Orquídea bambu – Os pseudobulbos da planta são longos e com folhas finas, lembrando o bambu, com floração colorida e perfumada. Com cerca de 9 cm, as flores duram apenas uns três dias, mas nascem quase o ano todo, sempre na ponta dos galhos.

Fotos: Secom/PMM