Novembro Azul: Prefeitura de Macapá e Tribunal de Justiça promovem pedal de conscientização

Entre crianças, jovens, servidores e autoridades, mais de 300 ciclistas fizeram o trajeto de 5 km.

Por Karina Pacheco - Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer

A concentração aconteçeu em frente ao Mercado Central | Foto: Abel Neto/COMEL

A Prefeitura de Macapá, por meio da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) juntamente com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) promoveram a 2ª Edição do Pedal Azul, nesta sexta-feira (18). O passeio ciclístico aconteceu em alusão ao Novembro Azul, mês da conscientização ao público masculino quanto à prevenção do câncer de próstata.

Entre crianças, jovens, servidores e autoridades, mais de 300 ciclistas  fizeram o trajeto de 5 km, que iniciou  no Mercado Central de Macapá e percorreu pela orla da cidade, Praça do Coco, Cândido do Mendes até a Praça Samaúma, em frente ao Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP).

O coordenador de Esporte e Lazer de Macapá, Bruno Igreja, afirma que a ação visa promover a prática do esporte tanto quanto incentivar a população a buscar mais informações sobre cuidados e prevenção.

“A prática esportiva é muito importante para fazer com que o público masculino se conscientize. Aliás, não apenas homens, como também as mulheres, para que tenham consciência sobre o assunto e possam incentivar os seus maridos e familiares a realizarem os exames preventivos”, expressa.

A programação também sorteou duas bicicletas para os participantes e ofertou serviços gratuitos de saúde como: testes rápidos para HIV, Sífilis, oxímetro de pulso, cálculo de IMC, aferição de pressão arterial, ginástica laboral e outros serviços.

As forças policiais reforçaram a segurança dos participantes, a Guarda Municipal de Macapá (CGMM) estava presente.

O assistente social, Antonio Rodigues, pedala desde 2004. Para ele, ações assim faz bem para a sua saúde física e mental. “Eu sempre participo dessas atividades esportivas, porque eventos como esses nos tiram do sedentarismo. É uma ação atrativa para a sociedade se divertir e buscar saúde”, comenta.