A Prefeitura de Macapá promoveu no sábado (20), a campanha do Dia D contra a poliomielite e de multivacinação, voltada à população a partir de 2 meses de idade. A imunização aconteceu em nove pontos espalhados pela capital, sendo oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um ponto itinerante, que funcionou no Centro de Esportes Unificado (CEU) das Artes da zona norte, no bairro Infraero 2.
A campanha iniciou no dia 6 de agosto e seguirá até 9 de setembro a fim de garantir que, pelo menos, 95% das crianças de Macapá estejam imunizadas contra o vírus.
Além da vacina contra poliomielite, também foram ofertadas outros 18 imunizantes que fazem parte do calendário vacinal regular, como Covid-19, tríplice viral, influenza, febre amarela, hepatite A, pneumocócica, tetra viral, varicela e suplementação de vitamina A.
A estudante Renata Santos, de 30 anos, aproveitou a ação para levar o filho Marcos, de 4 anos, para atualizar a caderneta de vacinação. Durante a ação ele tomou a vacina contra a poliomielite e a primeira dose contra a Covid-19. “Soubemos da ação pela televisão e aproveitamos o sábado para trazer ele. É fundamental ter a carteira de vacinação em dia para a proteção”, diz.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira, diz que as pessoas que não conseguiram atualizar a caderneta durante a ação de sábado, podem receber a vacina durante a semana, isso porque a Semsa oferta os imunizantes nas UBSs nos períodos da manhã e tarde.
“Estamos com as campanhas ampliando a oferta das vacinas para sensibilizar os pais sobre a importância da imunização. Já temos bons resultados e vamos seguir até que o número de crianças imunizadas cresça para que possamos melhorar os indicadores de cobertura vacinal em Macapá”, destaca.
Para receber o imunizante é necessário apresentar os originais de um documento oficial com foto e carteira de vacinação.