No mês da mulher, carreta itinerante leva serviços de livre demanda para o Vale Verde

Unidade móvel oferece consultas direcionadas ao público feminino com exames preventivos

Por Matheus Gomes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

No mês da campanha do Outubro Rosa, a Carreta da Mulher chega à Praça do Vale Verde, entre os bairros Muruci e Vale Verde. A unidade da Prefeitura de Macapá disponibiliza alguns serviços de livre demanda, que não necessitam de agendamento prévio, apenas o porte de RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

O exame de Papanicolau (PCCU), também disponível e na modalidade livre demanda, não necessita de agendamento prévio. O PCCU é necessário para detectar possíveis anomalias e alterações nas células do colo do útero.

Outros serviços também estão disponíveis, como consulta ginecológica, inserção, revisão e retirada de Dispositivo Intrauterino (DIU), teste rápido e Ultrassonografia Transvaginal, com agendamentos presenciais nas segundas-feiras.

Edineuma Furtado, de 42 anos, esteve nesta terça-feira (15) na unidade móvel, para participar de sua primeira consulta. A dona de casa aproveitou seu encontro com a ginecologista e realizou os exames de livre demanda.

“Vim me consultar, fazer o PCCU, fiz o teste rápido e também convido as mulheres do bairro Vale Verde, Murici e Fazendinha para vir participar da carreta da mulher, porque a saúde é muito importante. Não tenha vergonha que isso é normal, todas as mulheres têm que fazer”, relata Edineuma.

A unidade móvel realiza o teste rápido diariamente, sem a necessidade de agendamento, que entrega resultados em até 30 minutos e pode ser usado para identificar infecções como HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.

A diretora da Carreta da Mulher, Francisca Cortês, reforça a importância de as mulheres estarem sempre atentas à sua saúde, destacando que o autocuidado é fundamental para a prevenção de doenças e para a manutenção do bem-estar.

“Precisamos cuidar de nós mesmas e não deixar para depois. O diagnóstico precoce pode salvar vidas, e o acesso aos exames preventivos está ao alcance de todas”, afirma a diretora.

Carreta da Mulher

O serviço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferta 80 atendimentos semanais para consulta ginecológica e ultrassonografia transvaginal, exame de imagem que avalia a saúde do sistema reprodutor feminino interno, sendo essencial para a prevenção de anomalias como cistos, infecções, câncer e gravidez ectópica (fora do útero).

O DIU também é disponibilizado na Carreta. O método contraceptivo é um dos mais populares entre as mulheres, graças à longa duração, a alta eficácia e por ser um processo reversível e acessível. São ofertadas 15 vagas por semana.