No Junho Violeta, Prefeitura de Macapá promove ação de saúde e cidadania para pessoa idosa

Ação será feita de forma itinerante e iniciará com atendimentos no Conjunto Habitacional Macapaba.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Ação iniciará com oferta de serviços no habitaciona Macapaba | Foto: Rogério Lameira/PMM

Durante o mês de junho, a Prefeitura de Macapá promoverá uma série de ações de saúde e cidadania para a terceira idade. A iniciativa faz parte da programação do Junho Violeta, que vem para sensibilizar a população no combate à violência contra o idoso.

A ação é promovida pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semas) e inicia nesta quarta-feira (8), às 8h, no Conjunto Habitacional Macapaba, com a oferta de consulta médica, avaliação nutricional, acompanhamento com educador físico, fisioterapia, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientação e cadastro no Programa de Tabagismo, além de atividades relaxantes.

A ação também ofertará vacinação contra Influenza (H1N1), exame de eletrocardiograma, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), acolhimento psicológico, CadÚnico e orientações jurídicas sobre o estatuto do idoso e as tipificações de violência.

Para a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso, Dulcikeli Ferreira, a iniciativa é uma forma de chamar a atenção dessas pessoas para mudanças de hábitos que fortaleçam e proporcionem qualidade de vida a este público.

“Nosso objetivo é estimular o autocuidado na terceira idade e é importante envolver esse público, fazendo com que eles se sintam acolhidos e amados, criando, assim, uma rede de apoio”, comenta a coordenadora.

A atividade também será promovida no dia 15 de junho, na Praça do bairro Marabaixo III e no dia 29 de junho, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Coração.

Grupos terapêuticos fazem parte das estratégias permanentes de cuidado com a saúde da pessoa idosa | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Ações permanentes
Além das atividades realizadas durante as datas comemorativas, a Prefeitura de Macapá dispõe de profissionais que trabalham com grupos terapêuticos, coordenação motora, recreação, fisioterapia e avaliação médica para a terceira idade.

As atividades acontecem três vezes por semana e para fazer parte do projeto, basta o interessado ir até uma UBS mais próxima do local onde mora para fazer o cadastro. Para isso, é necessário apresentar o RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Feito isso a pessoa passa por consulta médica e em seguida ela é integrada ao programa.