‘Não perco nada, registro tudo’, diz vovó blogueira de Macapá em programação de homenagem ao Dia dos Avós

Evento reuniu um grupo com 73 idosos, entre homens e mulheres, que são assistidos pelos Cras.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Maria de Fátima registrou toda programação no celular e compartilhou nas redes sociais | Foto: Alexandra Gomes/PMM

“Momentos felizes como este a gente não pode perder. Aproveito para me divertir e registrar tudo, as minhas amigas, os lugares e as coisas que considero importantes. Não perco nada e tudo vai para rede”, disse entusiasmada a aposentada Maria de Fátima, de 70 anos, durante a programação do Dia dos Avós nesta quarta-feira (27), no Bioparque da Amazônia.

Conhecida entre as amigas como “blogueirinha”, dona Maria usa as redes sociais para fazer postagens divertidas e de lazer. Ela participou, junto com outros 73 idosos, de várias atividades, entre elas, visita guiada, piquenique, atrações culturais e até escolha de Miss e Mister Musa Verão 2022.

O grupo é assistido pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Município e participa dos programas sociais que trabalham o fortalecimento do vínculo familiar. Com sorrisos no rosto e cheios de disposição, a turma da terceira idade mostrou que está antenada, acompanhando os acontecimentos e interagindo de alguma forma com tudo que acontece no mundo virtual.

Comemoração aconteceu no Bioparque da Amazônia | Foto: Rogério Lameira/PMM

Carlos Miranda, de 73 anos, é usuário do Cras Esperança, pai de quatro filhos e avô, ele não esconde que o evento é uma ótima oportunidade para compartilhar nas redes sociais o momento de lazer.

“Aqui eu posto fotos, falo o que está acontecendo, compartilho tudo com a família. A internet, quando usada de forma saudável, é muito boa para a vida da gente. Diariamente acompanho as notícias, organizo a minha vida financeira e pagamento no banco. A gente tem que acompanhar a juventude e a tecnologia”, ressalta.

Ao som de muita música não faltou diversão para os participantes, que caíram na dança e nos ritmos regionais, não teve quem ficasse parado.

A dona Joana Alves Pereira, de 75 anos, conta que é mãe de cinco filhos, tem 10 netos, dois bisnetos e mostra que apesar da idade, não lhe falta disposição para fazer o que mais gosta, que é dançar. Maquiada e bem disposta, ela ainda arriscou o título desfilando no concurso “Miss Vovó”.

“Gostei de tudo e é muito bom participar porque fazemos novas amizades. Mas o que eu mais gosto é dançar. Danço tudo e o que não sei eu aprendo. A dança faz a gente ficar mais alegre, nos sentimos leves e isso é maravilhoso”, comenta.

Participantes fizeram uma série de atividades dança, contação de histórias e massagem | Foto: Rogério Lameira/PMM

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Cláudia Camões, a ideia é dar continuidade para ações sociais como esta a fim de proporcionar momentos de diversão e interação aos usuários.

“Para esta ação trouxemos 73 usuários e isso superou nossas expectativas. A aceitação foi muito grande e neste viés buscamos trabalhar um dos eixos do serviço para os idosos, que é a convivência social e comunitária. Além de conhecerem novos espaços, eles fazem novos amigos nestes momentos de lazer. É uma forma de, também, contribuir para o envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade”, destaca a coordenadora.

A programação do Dia dos Avós faz parte do Macapá Verão 2022, promovido pela Prefeitura de Macapá. A atividade foi organizada pela Coordenadoria Municipal de Pessoa com Deficiência e Idoso, da Secretaria de Direitos Humanos (SemDH), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Fundação Bioparque da Amazônia.

Saiba mais:
Atividades de lazer e bem-estar marcam Dia Mundial dos Avós em Macapá
FOTOS: confira como foi a programação do Dia Mundial do Avós no Bioparque de Macapá